Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: tem gente na mira das ovadas no Dois de Julho

Reprodução
Os bastidores da política de maneira curta e direta  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 28/06/2018, às 04h44   Equipe de Política do BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Ringue Municipal 

Não chamem para o mesmo ringue... Perdão, para mesma sala ou elevador o líder comunitário BX e o vereador Igor Kannário (PHS). A luta de MMA é certa! As trocas de socos dos dois na frente do Anexo da Câmara de Salvador têm repercutido bastante. A base do prefeito ACM Neto (DEM) está em polvorosa, pois a atitude, querendo ou não, arranha o grupo, cuja imagem é ligada diretamente ao chefe do Palácio Thomé de Souza. 

Na mira do ovo

Vereadores, atenção! Separem aquele velho guarda chuva, o mesmo que serviu a João Dória quando foi vítima das ovadas durante a cerimônia de entrega do título de cidadão soteropolitano, pois os servidores de Salvador, revoltados com a aprovação do projeto de lei que, segundo eles, retiram benefícios, estão preparando um contra ataque em pleno desfile do Dois de Julho. Vai sobrar ovo na cabeça de quem votou a favor da proposta. 

Corre corre
Falando em Dois de julho, não estranhe se Rui Correria (PT) incorporar o seu apelido político durante o trajeto cortejo da indepedência e ACM Neto também ir na mesma onda. O trajeto vai ser a toque de caixa, em maratona. Motivo? Jogo do Brasil contra o México pela Copa do Mundo, às 11h. 

No pé do Caboclo
Os pessimistas alegam o seguinte: se o Brasil perder e for eliminado, como o jogo é cedo, ainda dará tempo de chorar no pé do caboclo no Campo Grande durante a tarde. Xô, urucubaca! 

Sem prestígio
Para registro: a transferência da sede do governo do Estado para a cidade de Cachoeira, sempre no dia 25 de junho, instituído pelo ex-governador Jaques Wagner (PT), perdeu seu prestígio pelas bandas de Ondina.  O local foi berço dos confrontos que culminaram no Dois de julho e nos últimos anos havia ganhando bastante movimentação na data. Rui nunca foi ao ato e pelo visto não dará a mínima. 

Saudade da ex

João Henrique sentiu saudade da ex. Explicamos: de uma ex-casa partidária. O ex-prefeito procurou, e pediu sigilo, o MDB numa tentativa de se filiar novamente à sigla por onde se elegeu prefeito em 2008. Ouviu um não. 

Merecia mais, muito mais!
No velório do ex-governador Waldir Pires, em Salvador, no último fim de semana, foi notória a baixa presença da classe política. Alguns poucos mais próximos ao campo de esquerda estiveram no local de modo disperso. Há quem diga que, pelo homem público que foi, Pires merecia mais prestígio em sua despedida. 

Moral...

A parte 'alta' da cerimônia fúnebre foi a presença do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). Simbolismo ou não, ele e Jaques Wagner sentaram à esquerda da Igreja do Mosteiro de São Bento na missa de encerramento do velório. 

...em alta
Haddad, após alguns minutos de missa, foi convidado para se sentar na primeira fileira. Antes, estava na terceira. Topou a ideia, deixou o companheiro lá atrás e partiu para a ala 'vip'.

Ponto negativo
Ainda sobre a morte de Waldir, pelo visto, o prefeito mal respeitou o luto. Na ânsia de mostrar serviço, o prefeito passou por cima. Há o comentário de que o governador pediu para não ter evento oficial. Mas Neto foi inaugurar praça. Waldir foi um nome exemplar para política baiana. O ponto negativo ficou marcado.

A metáfora 
O governador Rui Costa tem se tornado um mestre em metáforas e analogias para explicar alguns embaraços. O último foi para justificar Lídice fora da majoritária. Disse que a chapa precisa de equilíbrio entre vermelho e azul (esquerda e centro), pois o povo se sente representado nestas duas bandeiras. É esperar para ver.

Os olhos brilham

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Villas Boas, está quieto, bem quietinho na seara da política eleitoral. Mas, segundo fontes confidenciaram a esta coluna, quando o nome é lembrado para a disputa de 2020 em Salvador, o que não é descartado, pois o titular da pasta goza de muito prestígio com o governador e tem boa inserção também na oposição, os olhos dele brilham. É só esperar para ver...

Fica esperto
O vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (MDB), fique atento. Está de olho em 2020. Ok. Isso é esperado, como também era ACM Neto renunciar o Thomé de Souza e Reis assumir o alto posto do Executivo soteropolitano. Contudo, alguns palacianos sussurram nos ouvidos de alguns o seguinte ditado popular: “quem tem boca vai a Roma”. Por que será?  

Promoção

Na queda de braço do Senado na chapa de Rui, enfim, oficialmente, Angelo Coronel (PSD) foi promovido a marechal para partir para guerra eleitoral. Agora, tem que aguentar o fogo amigo da base. Petistas, socialistas e comunistas dizem que não lhe apoiarão. Será que vão pavimentar Jutahy (PSDB) em detrimento ao pessedista? É o que parece. Por birra, vão preferir um tucano. Acontece que a história nos mostra que isso é difícil de acontecer se Rui despontar, mas, eleição é caixa de surpresa.

Indefinição 
E Lídice não definiu se sai candidata a deputada federal. Ainda bate na tecla de que quer a vaga. Motivos para isso não faltam. Um deles, segundo fontes ouvidas pela coluna, esbarra na tentativa da socialista de mostrar ao PSB nacional de que ela tentou até o fim valorizar o passe da sigla e assim não sofrer uma possível baixa pelo comando da agremiação partidária.

Aceita que dói menos
Alguns governistas são mais cruéis e nos bastidores largam a pérola: “aceita que dói menos. O PSB não cresceu, não se cacifou e Otto cresceu nesse vácuo. Bola pra frente”.

Sinal amarelo
Na história da indefinição política de Lídice, quanto a eleição deste ano, fez acender o sinal amarelo de alerta no ninho comunista. Se sair candidata a deputada federal, esbarra em públicos como de Daniel Almeida (PCdoB) e Alice Portugal (PCdoB). Principalmente desta última. Contudo, Alice pode sair na frente pelo rescaldo do último pleito, apesar da derrota acachapante contra ACM Neto. 

Mistérios

O secretário e vereador Claudio Tinoco (DEM) postou uma foto misteriosa em seu Instagram que não quis dizer nada. Vem novidade chegando? De quê? Vistoriando obras agora? Qual foi, Tinoco?

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp