Cidades

Área submetida a demarcação indígena vai a leilão na Bahia e revolta população local

Reprodução | Via41
Área seria pertencente a um território habitado por indígenas da etnia Pataxó  |   Bnews - Divulgação Reprodução | Via41
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 28/03/2024, às 17h48 - Atualizado às 18h48


FacebookTwitterWhatsApp

Um leilão multimilionário está previsto para acontecer no próximo dia 1º de abril, no distrito de Trancoso, que fica localizado no município de Porto Seguro, na região sul do estado da Bahia.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Com seis hectares, equivalente a 60 mil metros quadrados, a área seria pertencente a um território habitado por indígenas da etnia Pataxó. O local está dentro de um terreno com cerca de 179 hectares. 

Segundo informações do site Via41, a aldeia fica situada na Praia da Lagoa Doce, na Praia de Itaquena, praia turística de trancoso, onde vivem centenas de famílias indígenas.

A mesma área está sendo disputada na Justiça Federal entre os índios e o executado do leilão. A placa da Funai, na entrada do terreno, informa que o local também está em processo de demarcação junto ao Ministério dos Povos Indígenas.

O BNews entrou em contato com a Funai, com a finalidade de obter maiores esclarecimentos e também um posicionamento sobre a situação. A fundação informou que está investigando o caso. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp