BNews Agro

Maior polo de agronegócio da Bahia, oeste vai ficar sem voos diretos de Salvador

Reprodução
Bahia é o nono estado mais rico em agronegócio do Brasil  |   Bnews - Divulgação Reprodução
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 28/03/2024, às 17h31


FacebookTwitterWhatsApp

Uma situação preocupa os moradores do oeste da Bahia, mais precisamente nos municípios de Luis Eduardo Magalhães e Barreiras. Conhecida pelo forte setor do agronegócio, a região oeste deve ficar sem voos diretos entre a cidade e Salvador.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

As operações devem ser encerradas já a partir deste sábado. Atualmente, apenas a Latam Airlines e a Azul Linhas Aéreas são as companhias aéreas que realizam o itinerário direto.

A região Oeste é a principal produtora de grãos da Bahia, produzindo em larga escala soja, milho, algodão, café, arroz, fruticultura e feijão. O estado é o maior produtor agrícola do Nordeste, correspondendo a quase metade de toda a produção. 

Levantamento realizado em 2023, de acordo com dados oficiais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Bahia é o nono estado mais rico em agronegócio do Brasil, tendo movimentado cerca de R$ 46,6 milhões no ano. 

Dessa forma, para que o trajeto possa ainda ser realizado, a única alternativa deverá ser fazer voos cujos trajetos possuam escala, indo inicialmente para um outro destino e, posteriormente, se deslocando para o Aeroporto de Barreiras.

Em contato com a reportagem, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) confirmou o fim das operações entre Salvador e Barreiras, mas pontuou que a decisão da retirada teria sido da companhia aérea.

O BNews falou com a Latam, que explicou que a rota é operada em formato codeshare com a VoePass. A reportagem entrou em contato com a VoePass, que confirmou as suspensões e explicou se tratar de uma "reestruturação em sua malha aérea". 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp