Saúde

VÍDEO: Movimento protesta contra fechamento de Centro de Partos na Mansão do Caminho

Reprodução/Google Street View
Perfil no Instagram tem feito publicações contra o fim dos atendimentos no Centro de Parto Normal (CPN) Marieta de Souza Pereira  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Street View

Publicado em 10/09/2023, às 22h10   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

A decisão que levou ao fechamento do Centro de Parto Normal (CPN) Marieta de Souza Pereira, pertencente ao centro espírita Mansão do Caminho, tem enfrentado protestos. Um perfil no instagram intitulado "Não Fechem o Centro de Parto Normal da Mansão do Caminho" tem feito publicações contra o fim dos atendimentos no local. 

A página foi criada quando o fechamento do centro de partos ainda era apenas um rumor, apesar das dificuldades que a unidade de saúde enfrentava.

Em uma publicação realizada neste domingo (10), uma das integrantes do movimento citou a importância do local para mulheres gestantes e cobrou ações concretas para que o fechamento da unidade fosse revertido.

"Ao invés de entrar em contato com o Ministério da Saúde e a Secretarial Estadual da Saúde para negociar, vamos deixar a população na mão? É isso mesmo? Dizem que a meta não está sendo atendida? É como se as maternidades de Salvador estivessem vazias", protestou Talita Fernandes.

Através de um comunicado, a Sesab informou que fez propostas para a entidade, mas sem acordo. O centro, por sua vez, informou que foram realizadas cinco reuniões com a Sesab, em que, segundo afirma, foram apresentados documentos que informavam a quantidade de partos realizados em 12 anos e o déficit financeiro, "mesmo tendo o investimento governamental".

A solução proposta diante do impasse foi a transferência dos partos para o Centro de Parto Normal da Maternidade Albert Sabin, em Cajazeiras, mantendo o incentivo governamental no acompanhamento de pré-natal para gestantes de baixo risco.

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp