Saúde

Outubro Rosa: Homens também podem ter câncer de mama? Especialistas explicam ao BNews

Freepik/@ Racool_studio
Especialistas explicam ao BNews sobre o câncer de mama no sexo masculino  |   Bnews - Divulgação Freepik/@ Racool_studio

Publicado em 19/10/2023, às 05h30 - Atualizado às 16h53   Douglas Santana



O mês de outubro é dedicado a conscientização sobre o Câncer de Mama, sendo batizado de Outubro Rosa. Porém, pouco se fala sobre a doença nos homens, apesar da maior incidência ocorrer em mulheres.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Câncer de Mama é raro no sexo masculino. Ao todo, os casos representam 1% do total.

Ao BNews, a Mastologista Ana Cláudia Imbassahy, afirmou que além da raridade dos casos, a falta de conhecimento sobre a doença também é um fator para a pouca divulgação do Câncer de Mama nos homens.

“Embora possa acontecer também em homens, ela é extremamente rara, representando um caso de câncer de mama em homem para cada 100 casos em mulheres. Eu acho que é esse o motivo que faz com que esse tema seja pouco abordado na mídia e na sociedade em geral”, explicou Ana Cláudia.

“Talvez por se falar tanto do câncer de mama em mulheres, não se imaginem, os próprios homens se sintam invulneráveis e não pensem que pode acontecer também com eles”, completa.

Apesar dos homens não terem as mamas desenvolvidas, como as mulheres, eles possuem tecido mamário. Por isso, mesmo que em menor proporção, há a chance de desenvolver a doença. Ana Cláudia disse que a melhor forma dos homens detectarem o Câncer é através do toque.

"A forma de descobrir o câncer de mama em homens, geralmente é pelo toque mesmo na mama. [...] E o que nós orientamos é que quando acontecer alguma alteração na mama de um homem, que ele não protele a procura pela avaliação com o especialista. [...] Porque na maioria das vezes, esse diagnóstico é protelado e a doença avança”, explica.

Já a Drª Taís Argolo, também Mastologista, afirma que “não é possível isolar uma causa única e específica para a ocorrência da doença, seja em mulheres ou em homens”. Ou seja, não existe alguma característica específica para causa do Câncer de Mama, por ser multifatorial.

“Os homens, de maneira geral, estão submetidos aos mesmo fatores de risco para a doença que as mulheres. Alguns dos principais é o envelhecimento, ocorrendo nos homens, normalmente, por volta dos 60/70 anos. Outros fatores de risco são história familiar, mutações genéticas, doenças hepáticas, distúrbios endócrinos, alcoolismo e obesidade”, explicou Taís.

Por fim, Drª Taís Argolo explicou as formas de prevenção do Câncer de Mama para o sexo masculino. Dentre as dicas, estão a prática regular de exercícios físicos e o consumo de alimentos saudáveis.

“A prevenção do câncer de mama masculino acontece do mesmo modo que para as mulheres, adotando comportamentos e hábitos de um estilo de vida saudável. As principais recomendações são: fazer exercícios físicos; regularmente, alimentação saudável, evitando alimentos ultraprocessados, excesso de carne vermelha e de açúcar; evitar ou excluir bebidas alcoólicas; não fumar; e tentar se manter dentro do peso ideal”, concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp