Saúde

Obeso de Amélia Rodrigues tinha medo de cirurgia bariátrica

Publicado em 17/11/2012, às 10h24   Tony Silva (@Tony_SilvaBN)



Com muita comoção, parentes e amigos se despediram de Wellington Cortes Conceição, 33 anos, o obeso de Amélia Rodrigues, que se tornou conhecido após procurar a Record Bahia em busca de tratamento para obesidade.

O enterro que chamou atenção tanto pelo caso, quanto pelo tamanho do caixão e do túmulo, teve como pano de fundo uma operação que envolveu o Corpo de Bombeiros, Via Bahia, secretaria de Saúde do Estado e a Secretaria de Assistência Social da prefeitura de Amélia Rodrigues, que aconteceu através da cooperação do prefeito da cidade, Antonio Pain (PT), conhecido como Toinho do PT, conforme informou o próprio gestor municipal.


A esposa de Wellington, Solange dos Santos Goes, 51 anos, disse que estava sendo viabilizada uma cirurgia bariátrica para ele, através da prefeitura de Amélia Rodrigues, mas logo que soube, Wellington não aceitou. “Ele ficou com medo no início e quando aceitou já era tarde demais”, afirmou.

A embolia pulmonar foi confirmada pela família como causa da morte informada pelos médicos, mas Solange disse que na sexta-feira (09) passada, Wellington caiu no banheiro e contundiu o joelho, quando começou a ter complicações.


O irmão de Wellington, Washington Cortes Souza, disse que o irmão pesava 70 kg há cinco anos atrás, e que após a morte do pai e um acidente ocorrido com a irmã de 27 anos, há mais ou menos três anos atrás, ele começou a engordar e entrou em um processo de depressão. “Ele sofria vendo a dor de minha mãe, quando meu pai morreu e minha irmã foi atropelada e foi parar numa cadeira de rodas. Wellington não se alimentava bem, começou a engordar e se descuidou”, desabafou Washington.

A irmã de Wellington, Aline Cortes Conceição, 27 anos, já está pesando 110 kg e também está em depressão.

Na saída do caixão, que foi carregado por 12 homens, foram entoadas músicas religiosas e um dos vizinhos deu gritos de protesto contra a falta de atenção com a obesidade mórbida pelas autoridades governamentais.

Fotos: Roberto Viana
Nota originalmente publicada às 16h30 do dia 16

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp