Saúde

Movimento de Luta Antimanicomial realiza atividades durante a semana

Imagem Movimento de Luta Antimanicomial realiza atividades durante a semana
As ações antecipam o dia 18 de maio   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/05/2012, às 15h15   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Durante esta semana, o Coletivo de Luta Antimanicomial da Bahia realiza uma série de atividades dedicadas à causa. As ações antecipam o 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial no Brasil. Ano após ano, o 18 de maio é comemorado por meio de manifestações e mobilizações de usuários, familiares e trabalhadores de saúde mental, que reivindicam uma sociedade sem manicômios. A data foi escolhida no Congresso de Trabalhadores de Saúde Mental que se realizou em Bauru-SP, em 1987, inaugurando o movimento nacional da luta antimanicomial. Esse movimento luta pelo cumprimento da Lei 10.216 de 2001, que normatiza a Reforma Psiquiátrica e defende o cuidado integral em liberdade na sociedade e o resgate da cidadania da pessoa em sofrimento psíquico.

Em Salvador, o coletivo, formado por associações de usuários e familiares, estudantes e trabalhadores de saúde mental, organiza semanas de preparo com atividades esportivas, mostras de vídeo, palestras e debates. O encerramento das comemorações será no sábado (19) com a “5ª Parada em Movimento do Orgulho Louco”, que todos os anos vai às ruas com o objetivo de chamar a atenção para a luta pelos direitos das pessoas em sofrimento mental, contra as internações manicomiais e o preconceito em relação às pessoas chamadas de loucas.

“Este ano o tema escolhido para a parada foi ‘Ainda que lhe incomode as drogas internação compulsória não é a solução. Cuidar sim, excluir não’. Essa posição é em defesa da política de atenção aos usuários de álcool e outras drogas como parte integrante das ações em saúde mental em respeito aos mesmos princípios da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial”, afirma a psicóloga e membro do Coletivo Antimanicomial da Bahia, Laura Alícia Côrtes. Ao entender a inclusão das comunidades terapêuticas como dispositivos do Sistema Único de Saúde (SUS), o Coletivo Antimanicomial da Bahia levanta a preocupação de que isso possa se constituir o retorno da lógica manicomial, que segrega e isola o indivíduo das suas relações sociais, familiares e do seu território cultural.

Programação da Semana da Luta Antimanicomial
17/05 - IV Fórum de Saúde Mental, álcool e outras drogas. Local: Escola Est. Luis Cabral/ Caixa D’água. Horário: 8h às 13h.
Exibição do filme “Vozes da voz”. Local: Largo de Santana (Dinha)/ Rio Vermelho. Horário: 19h30min.

18/05 - Sessão especial em comemoração ao dia da Luta Antimanicomial. Local: Câmara Municipal de Salvador. Horário: 9h.
Apresentação da Oficina de Palhaço. Local: Praça do Campo Grande. Horário: 15h.
Exibição do filme “Estamira” e oficina de cartazes para a 5ª Parada em Movimento do Orgulho Louco. Local: Largo de Santana (Dinha) / Rio Vermelho. Horário: 19h30min.

19/05 - 5ª Parada em Movimento do Orgulho Louco. Local: Farol da Barra. Horário: 9h. Atrações: Sombra Sonora, Pirigulino Babilake, Flores da Massa, Isaac Santos, Gilvan de Araújo. Além de atividades culturais como circo, teatro, roda de samba, capoeira, artesanato e performances poéticas.

Foto: divulgação

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp