Salvador

Epidemia de arboviroses tem fim anunciado em Rio Grande do Norte, indica Sesap

Pixabay/Divulgação
Doença caiu nível, agora se tornando endemia, por causa da falta de aumentos significativos de casos  |   Bnews - Divulgação Pixabay/Divulgação

Publicado em 24/08/2022, às 08h31   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) oficializou, na última terça-feira (23), os números do boletim epidemiológico das arboviroses no Rio Grande do Norte. Por causa dos dados, a pasta oficializou o encerramento da epidemia das arboviroses no estado. De acordo com a pasta, a doença retomou a escala de endemia, que equivale a presença das arboviroses recorrentes, porém sem indicação de aumentos representativos de casos. 

"É necessário que medidas de controle e prevenção continuem sendo adotadas, pois o enfrentamento exige envolvimento de diversos setores da sociedade", comenta Sílvia Dinara, responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue. 

Segundo o boletim, cerca de 7.512 confirmações de casos de dengue já ocorreram, além de 2.798 casos confirmados de Chigunkunya e 468 casos confirmados de Zika - nos quais 20 envolvem gestantes. Ainda conforme o boletim, em relação à dengue, desde a 20ª semana epidemiológica do ano, os números de infectados pela doença apresenta queda. O estado está na 32ª semana atualmente.

Já referente a Chikungunya, o índice começou a cair a partir da 23ª semana epidemiológica. A pasta, ainda, garante que "tais comportamentos evidenciam o fim da epidemia de Chikungunya no RN". Entre as principais medidas de prevenção à doença, indicadas pela pasta, estão: manter os quintais livres de criadouros de mosquitos; esfregar com buchas as vasilhas ou reservatórios de água dos animais; descartar lixo em terrenos opostos aos baldios. 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp