Saúde

Bonfim: entra e sai no posto do Samu

Publicado em 12/01/2012, às 17h34   Caroline Gois


FacebookTwitterWhatsApp

Na manhã quinta-feira (12), mais de 15 atendimentos foram registrados pelo posto de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), localizado no Bonfim. 
Segundo o Coordenador do posto, o médico Ivan Paiva, os registros estavam dentro da média esperada. "Foi assim no ano passado. Os números ainda estão dentro da normalidade para uma festa deste porte", disse. 
Para o médico, que há cinco anos trabalha na Lavagem do Bonfim no posto da Samu, há três fases dos atendimentos realizados pelos médicos. "A primeira ocorre logo cedo e são casos de idosos ou pessoas que tiveram queda ou alta de pressão, além de mal estar por conta do sol quente. A outra já ocorre depois da missa e se inicia pela tarde, quando muitos já beberam e dão entrada por consumo de álcool e a última, já à noite, são registros de violência", afirmou.
De acordo com Paiva, um dos casos mais graves registrados por ele na festa do Bonfim foi de um homem que, no ano passado, teve um espeto enfiado no pescoço. "Tive que ir com o dedo no pescoço da vítima até o hospital para evitar um sangramento maior. Não há um controle de peças e instrumentos que acabam virando armas nestas festas", ressaltou o médico.
O posto do Samu no Bonfim irá funcionar até 1h da madrugada de sexta-feira (13). "Até lá, estaremos aqui e o atendimento nãao para", disse Paiva.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp