Política

Wagner explica proposta oferecida aos professores

Imagem Wagner explica proposta oferecida aos professores
No Conversa com o Governador, o petista falou ainda sobre economia e meio ambiente  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 05/06/2012, às 10h29   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

No programa Conversa com o Governador desta terça-feira (5) Jaques Wagner (PT) falou sobre proposta que ofereceu aos professores da rede estadual, em greve que já passa dos 55 dias na Bahia, economia e meio ambiente.


“Na tentativa de evitar a greve, eu havia apresentado uma proposta, que não foi aceita e, é claro, agora, já depois de 55 dias, essa proposta está recolocada, para juízo do sindicato e dos professores e a proposta consiste em antecipar, deixando bem claro para os professores, para os pais de alunos, para os alunos, eu estou antecipando, adiantando aquilo que estava previsto para novembro de 2013, novembro de 2014, para novembro de 2012 e abril de 2013, agora na forma de promoção dentro da carreira dos professores, que vão perfazer um ganho da ordem de 22 a 26% do ponto de vista salarial. É claro que eu estou falando isso somado com os 6,5 que já foram concedidos”, disse.

No ponto de vista salarial, segundo o governador, a proposta significa as promoções e mais os 6,5 que já foi concedido para todo mundo desde 1º de janeiro desse ano. Ele explicou ainda que em abril do ano que vem, os magistrados vão acumular um ganho salarial entre 22 e 26%.

E lembrou: “desde janeiro de 2007, quando eu cheguei ao governo, já foram 71,5% de reajuste geral para os professores, que corresponde a um ganho de mais de 30% acima da inflação. Não adianta querer achar, imaginar que a gente vai levar tudo numa negociação”. argumentou Wagner.

Economia:
No mesmo programa, o governador falou também sobre as obras da Adutora do Algodão, na região de Guanambi, que visitou na última sexta-feira, em companhia do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, ele julgou como adiantadas.
“Ela vai puxar água do Rio São Francisco, lá no município de Malhada, e até setembro desse ano, a gente está entregando a obra que vai até Guanambi, atingindo vários distritos, e também outros municípios como, por exemplo, Matina, Lagoa Real e vários outros distritos. ”

Segundo o governador, a obra é fundamental, ao lado da adutora do Feijão, trazendo água de Xique-Xique até a região de Irecê, a adutora de Pedras Altas, que vai trazer água para o pessoal de Riachão do Jacuípe e da região, e a de Ponto Novo, que vai levar água para Senhor do Bonfim e Andorinhas, são obras estruturantes.

Meio Ambiente:
Nessa terça-feira, o governador assina decreto que traz mudanças na Lei Estadual do Meio Ambiente. A Lei visa dar mais agilidade ao processo de licenciamento, separando aquilo que é licenciamento de um novo empreendimento de baixo impacto, daquilo que é licenciamento de médio e alto impacto. Segregando empreendimentos que não têm um dano à natureza daqueles que realmente tem que ser olhados com mais cautela, além de vários outros itens que visam, a proteção do meio-ambiente, dando maior agilidade a todo o sistema de fiscalização e de licenciamento.  

Foto: Gilberto Junior// Bocão News 

Confira aúdio do programa desta terça-feira (5)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp