Política

Prefeitura quer economizar R$ 30 milhões mesmo com aumento na estrutura

Publicado em 11/12/2014, às 06h45   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), garante que não vai elevar os custos com a máquina municipal depois da reforma administrativa aprovada na terça-feira (10). A nova estrutura aumenta de 12 para 15 o número de secretarias, também eleva de seis para sete o número de autarquias e de empresas, que sobe de três para quatro. Neto prometeu zero impacto no orçamento.  

Neto deve trabalhar com 144 cargos, o mesmo número da atualidade. Ao Bocão News, a Agência de Comunicação da prefeitura informou que "os quadros serão remanejados e enxutos nas pastas".  O objetivo, segundo a Agecom, é ainda economizar R$ 30 milhões por ano, com a diminuição da contratação dos terceirizados.  

Algumas secretarias são desmembradas e outras, criadas na nova estrutura. A atual secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura muda para Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego e foi criada a Secretaria de Cultura e Turismo. No lugar da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil surge a Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil.

A Superintendência de Conservação e Obras Públicas passa a se chamar Superintendência de Obras Públicas e a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador deixa de existir com a criação da Secretaria de Manutenção.

A atual Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza também vai abrigar o esporte e passa a se chamar Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza e a Secretaria de Urbanismo e Transporte foi desmembrada em duas: Secretaria de Mobilidade e Secretaria de Urbanismo.

A Transalvador vai cuidar apenas de trânsito e passa a se chamar Superintendência de Trânsito do Salvador. Além disso, a Controladoria Geral do Município passa a ter mais autonomia, deixando a estrutura da Secretaria da Fazenda e agora fazendo parte do gabinete do prefeito.

O ex-governador Paulo Souto (DEM), futuro secretário da Fazenda, foi o único nome oficializado pelo prefeito na nova estrutura governamental. Existem especulações em torno do atual secretário da Cultura, Gulherme Bellintani, que deve assumir a pasta da Educação, e do superintendente da Sucom, Silvio Pinheiro, que deve assumir a pasta de Urbanismo. 

Publicada no dia 10 de dezembro de 2014, às 17h55

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp