Cidades

Bahia tem mais de 1,6 milhão de títulos eleitorais cancelados: prazo para regularizar termina dia 8

Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Para sanar o problema, o TRE preparou algumas ações que podem facilitar a regularização dos títulos eleitorais  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Publicado em 25/04/2024, às 23h52   Cadastrado por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

A Bahia tem mais de 1,6 milhão de títulos eleitorais cancelados, segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).  O cancelamento ocorre nos casos de ausência em três eleições consecutivas, onde cada turno é considerado uma eleição, na falta à revisão do eleitorado onde o eleitor é circunscrito, ocorre também por óbito, por duplicidade ou pluralidade de inscrição (eleitor que possui mais de uma inscrição registrada na Justiça Eleitoral).

“Estamos envidando esforços para que o eleitor consulte, através do nosso site www.tre-ba.jus.br ou telefone e WhatsApp (71) 3373-7000, a sua situação eleitoral. Temos até o dia 8 de maio para que o eleitorado possa regularizar seu título e esse prazo não será prorrogado”, alertou o presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (25).

Para sanar o problema, o TRE preparou algumas ações que podem facilitar a regularização por parte do eleitorado. Entre elas, o plantão de atendimento aos finais de semana e também no Dia do Trabalhador, feriado. O serviço oferecido das 8h ás 14h, ocorre nos dias 27/4 (sábado); 1º/5 (feriado); e 4 e 5/5 (sábado e domingo) em todo o estado.

“O TRE da Bahia tem o compromisso de buscar ferramentas para atender o eleitor e possibilitar um acesso de forma cômoda e célere aos nossos serviços”, disse o desembargador, antes de destacar que há pontos de atendimento do TRE para além dos convencionais.

“Fizemos convênio com as prefeituras-bairro, convênio com o Governo do Estado da Bahia através do Sac itinerante nas escolas, temos o ponto de atendimento no CCR Metrô/Terminal de Pituaçu e temos o caminhão itinerante do Projeto TRE em Todo Lugar que atende por todo estado”, detalhou o presidente.

Para resolver essa pendência, os eleitores precisam apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência emitido há, no máximo, três meses. No processo de alistamento eleitoral (primeiro título de eleitor), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não poderá ser utilizada isoladamente, devendo ser apresentada documentação complementar. O certificado de quitação militar também é requerido para homens que completam 19 anos no ano em que estão se alistando.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp