Mundo

Samsung pede desculpas a funcionários com câncer e promete indenização

Imagem Samsung pede desculpas a funcionários com câncer e promete indenização
Primeiras denúncias aconteceram em 2007, com a morte de um trabalhador da empresa  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 14/05/2014, às 23h20   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Pela primeira vez em sete anos, a sul-coreana Samsung Electronics admitiu que as mortes por câncer de trabalhadores de sua unidade de fabricação de chips têm relação com a exposição a produtos químicos da linha de produção. O vice-presidente Kwon Oh- hyun pediu desculpas nesta quarta-feira aos funcionários que sofrem de leucemia e outros cânceres e prometeu pagar uma indenização aos empregados e suas famílias.

As declarações foram feitas um mês após um deputado da oposição, Sim Sang-jeung, pedir que o governo e a empresa se desculpassem com os 243 trabalhadores da fábrica de semicondutores que desenvolveram tipos raros de câncer ou com as famílias dos que já morreram. A resolução proposta por Sim em 14 de abril mostrou que 114 deles eram funcionários da Samsung.



Nos últimos anos, a Samsung ignorou todas as reivindicações de pedidos de desculpas e brigou na Justiça contra os pedidos de indenização. Kwon garantiu que a Samsung no voltará a se envolver em processos judiciais.

As primeiras denúncias aconteceram em 2007, com a morte de Yu-mi Hwang, um trabalhador da fábrica de chips da Samsung, com leucemia, aos 22 anos. As campanhas pediam que a empresa assumisse a responsabilidade pelos perigos da fabricação de semicondutores, compensasse os prejudicados e evitasse novos doentes transformando as linhas de produção em um modelo livre de produtos tóxicos.

A história de Yu-mi e a batalha nos tribunais travada por seu pai virou filme financiado por doações e trouxe mais atrenção ao caso e às mortes entre funcionários da Samsung.

Analistas afirmam que a controvérsia é um dos pontos de preocupação de Lee Kun-hee, 72 anos, presidente da empresa e está internado, no processo de sucessão no comando da empresa para seu filho, Lee Jae Yong.

Com informações do O Globo. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp