Mundo

Tiroteio no Parlamento britânico deixa um morto e mais de 10 feridos

Publicado em 22/03/2017, às 12h59   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

A Câmara dos Comuns do Parlamento britânico suspendeu os trabalhos nesta quarta-feira (22) após relatos de um tiroteio na entrada do prédio e de um carro que atingiu pessoas na ponte de Westminster indo em direção à entrada do Parlamento. Ao menos 12 pessoas ficaram feridas e uma morreu, segundo a Reuters. A polícia de Londres afirmou que trata o incidente como "terrorista até que se saiba o contrário".
Segundo o líder da Câmara dos Comuns, David Lidington, um policial foi esfaqueado dentro do Parlamento. Lidington disse ainda à Reuters que o suspeito foi baleado pela polícia. Os membros do Parlamento que estavam em sessão foram instruídos a permanecer lá até que a situação seja esclarecida.
Quarta-feira é o dia da tradicional sessão em que o primeiro-ministro responde a questionamentos dos membros do Parlamento. O porta-voz da primeira-ministra, Theresa May, disse que ela está bem, mas não informou a localização de May no momento do ataque.
"O que eu posso dizer à Casa é que houve um sério incidente dentro do prédio. Aparentemente um policial foi esfaqueado e o suspeito foi baleado pela polícia", afirmou Lidington.
"No momento a recomendação da polícia e do diretor de segurança da casa é que devemos permanecer em suspenso e a câmara ficará fechada até que recebamos a informação de que é seguro", disse. "Também há relatos de outros incidentes violentos no vizinhança mas seria errado eu falar mais sem confirmação da polícia."
A Polícia Metropolitana de Londres informou que foi acionada às 14h40 locais (11h40 de Brasília) devido à uma ocorrência com armas de fogo no Parlamento e informou que investiga o ocorrido, mas não deu detalhes.
Policiais fortemente armados cercaram o prédio. A estação Westminster do metrô, que fica perto do local, também foi fechada a pedido da polícia.
Minutos após o incidente, um helicóptero dos serviços de emergência pousou na praça do Parlamento para socorrer os feridos. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp