Mundo

Greve de 24h paralisa transportes na Argentina; voos para o país são cancelados

Publicado em 01/04/2015, às 10h01   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Argentina passa por uma greve geral nesta terça-feira (31). Comandada pelo setor dos transportes, a paralisação – programada para durar 24h – foi convocada para pedir a redução ou  eliminação dos impostos cobrados sobre salários. De acordo com o G1, a greve afeta o setor de transportes coletivos e a aviação comercial e de carga. Não há também atividade nos portos.  
O jornal Estado de S.Paulo informa que, embora o setor de Transportes represente uma pequena parcela da força de trabalho do país, a paralisação desses serviços cria um efeito dominó que interrompe outras atividades.
Segundo os sindicatos, os altos impostos e a inflação – que, de acordo com alguns economistas, ultrapassa os 30% - corroeu os ganhos salariais dos trabalhadores. O governo, por outro lado, diz que o aumento nos impostos é necessário. Segundo o ministro da Economia, Axel Kicillof, o imposto de renda recai sobre trabalhadores com renda mensal superior a US$1700,00 e avança progressivamente até um alíquota máxima de 35%. Ele não será modificado porque “afeta uma minoria que ganha mais”, cerca de 850 mil trabalhadores sobre uma força de 11 milhões de assalariados, segundo estimativas oficiais, diz o G1.
Voos do Brasil
Em virtude da paralisação, Tam e Gol cancelaram 25 voos programados que sairiam da Argentina ou tinham o país como destino. Segundo a Tam, os clientes afetados poderão remarcar a viagem para os próximos 15 dias, sem custos, de acordo com a disponibilidade de assentos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp