Mundo

Acidente na França: copiloto era ‘psicologicamente instável’, diz vizinha

Publicado em 27/03/2015, às 07h05   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

“Ele era altamente inteligente, fanático por aviões e psicologicamente instável”, afirmou uma vizinha de Andreas Lubitz, copiloto que provocou intencionalmente a colisão do Airbus 320 da Germanwings contra uma montanha dos Alpes franceses, matando a si mesmo e mais 149 pessoas. 
Conforme matéria de O Globo, Lubitz, de 28 anos, começou a pilotar aviões esportivos quando tinha apenas 14 anos de idade, foi selecionado para a exigente escola de pilotos da Lufthansa quando tinha 21 e, cinco anos mais tarde, começou a pilotar o A320 como “primeiro-oficial”.
— Ele era não só inteligente, como também tinha muito talento para pilotar aviões grandes. A seleção da escola da Lufthansa é uma das mais difíceis do mundo — afirmou Jörg Handwerg, da Associação de Pilotos Cockpit.
Para o CEO da Lufthansa (matriz da Germanwings), Carsten Spohr, a tragédia dos Alpes foi o pior acontecimento nos 60 anos da empresa alemã. Segundo ele, por duas vezes Lubitz foi examinado por especialistas que avaliam também as características psicológicas do candidato a piloto. A primeira foi quando ele fez o exame de admissão. A segunda, depois de uma pausa de cerca de nove meses, há seis anos, quando Lubitz interrompeu os estudos por motivo de saúde.
O atestado médico que o jovem estudante da escola de pilotos apresentou para justificar a sua ausência não revelava porém o diagnóstico. — Mas isso é normal, por causa da lei do sigilo. Nem eu teria tido acesso à informação sobre o problema de saúde que ele teve — lembrou Spohr.
Aconselhado pelos pais, que têm um alto padrão de vida econômico — o pai trabalha como engenheiro para uma grande empresa suíça — Lubitz fez um tratamento psiquiátrico contra uma crise de depressão
Fonte: O Globo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp