Entretenimento

Olimpíada Brasileira de Robótica premiou estudantes da rede estadual

Publicado em 11/08/2017, às 16h31   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Estudantes da rede estadual ganham prêmio na Olimpíada Brasileira de Robótica, nesta sexta-feira (11), na Campus Party. Inácio Castro, 14, Leonardo de Oliveira, 15, Hafyk Souza, 17, e Ítalo Pereira, 18, fazem a oficina de Robótica no Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista, eles conquistaram o prêmio Maker na etapa baiana de Olimpíada Brasileira de Robótica, que faz parte da programação da Campus Party, que estará acontecendo até domingo (13), na Arena Fonte Nova, em Salvador.

O desenvolvimento do protótipo tiveram peças fabricadas pelos próprios estudantes, o que resultou como principal mérito da equipe. O robô apresentado, Bug, foi produzido com sucatas. Todos os materiais utilizados são recicláveis e variam de palitos de picolé, motor de aparelho de DVD, garrafas pet e pedaços de MDF. O orçamento foi de R$ 60,00.

Walter Pinheiro, secretário da Educação do Estado, afirma que está premiação reflete a qualidade pedagógica que está sendo trabalhada na rede estadual. “Temos trabalhado para fortalecer o eixo pedagógico na rede estadual e os Centros Juvenis de Ciência e Cultura têm a proeza de trabalhar com temas inovadores, como é o caso da Robótica”, completou, ao acrescentar que “estes estudantes estão de parabéns pela qualidade do projeto apresentado”.

Ítalo Pereira, emocionado na hora do anúncio, festejou muito esta conquista. “Estou muito feliz com o prêmio. Fizemos um projeto original, pensado e elaborado por nós, com pouco recurso e fomos premiados por isto. É gratificante”, completou. Todos os integrantes da equipe demonstraram satisfação pelo reconhecimento do trabalho feito. O professor e orientador dos estudantes, Roberto Costa, orgulhoso pelo envolvimento deles com a Robótica diz que o foco é melhorar o processo de ensino e de aprendizagem. “A proposta educacional da gente não trabalha a perspectiva de construir robôs para participar de competições desta natureza. A gente faz isso com a perspectiva de levar o conhecimento para os estudantes, na construção
física do robô, diferente dos outros, a partir de material reciclado. Trabalhamos a dimensão ambiental. Mas é muito gratificante ver este resultado. Estamos muito felizes”, comemorou.

Dentro da rede pública de ensino a Robótica vem sendo cada vez mais frequente por meio de cursos e oficinas ofertadas, principalmente, nos Centros Juvenis de Ciência e Cultura.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp