Economia & Mercado

Bancários ressaltam conquistas no dia nacional da categoria nesta sexta (28)

Publicado em 28/08/2015, às 12h24   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Mais do que relembrar as importantes conquistas ao longo da história, o Dia do Bancário, comemorado nesta sexta-feira (28), também celebra a vitória diária dos profissionais que trabalham sob situações adversas, como as práticas de assédio moral e a cobrança de metas absurdas. 
O dia serve também para refletir sobre o importante papel do bancário no conjunto da sociedade, pois é ele quem cuida das finanças do cidadão, que ajuda no pagamento de uma conta e até na obtenção de crédito. Tarefas que parecem simples, mas que exigem muita responsabilidade. 
Infelizmente, o desmando dos bancos ainda existe, mas a luta da categoria permanece firme e tem garantido conquistas importantes, como a PLR (Participação nos Lucros e Resultados), o piso salarial nacional, Auxílio-alimentação, Vale-Cultura, a jornada de seis horas e a ampliação da licença maternidade para seis meses.
Para Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, "os bancários são uma referência de organização dos trabalhadores no país. Isso nos estimula a continuar lutando, mas aumenta nossa responsabilidade pois enfrentamos o setor mais poderoso da economia nacional e sabemos que cada vitória obtida foi resultado de um grande esforço coletivo". E conclui, "esse Dia do Bancário é para comemorar, mas também para conscientizar a sociedade da necessidade de defender nossos direitos para alcançarmos um país mais justo".
História
Instituído em 1951, o Dia do Bancário celebra uma das greves mais longas e vitoriosas da categoria. Após 69 dias parados, os trabalhadores conseguiram arrancar das organizações financeiras o reajuste salarial de 31%. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp