Cultura

Montagem da estrutura para Lavagem do Bonfim entra em fase final

Publicado em 14/01/2015, às 08h43   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos festejos de maior tradição na Bahia acontece nesta quinta-feira (15), a Lavagem do Bonfim, que se tornou o Patrimônio Imaterial Nacional, no ano passado. Com a expectativa de receber um milhão de pessoas, entre baianos e turistas, a estrutura para festa está em fase final de montagem ao longo de todo percurso, que vai da Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, até à Igreja do Bonfim.
Ao todo, 30 entidades foram cadastradas pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) para a festividade, entre Afoxés, bandinhas de sopro, grupos de samba e percussão que animarão a tradicional Lavagem. A programação oficial começa às 8h, com um ato interreligioso no Adro da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia conduzido pelo padre José Ribamar com participação do coral e representantes Federação Espírita da Bahia, Federação do Culto Afro Brasileiro, Hinduísmo e Organização Brahma kumaris, LBV e Igreja Meciânica. Os clarins dos Filhos de Gandhy abrirão a cerimônia. 
Às 9h, os fiéis seguem em cortejo para a Basílica do Bonfim, com previsão de chegada às 12h, quando o adro e as escadarias são lavados com vassouras e água de cheiro pelas baianas, além da tradicional queima de fogos e chuva de papel picado. Já o desfile das entidades cadastradas, que se concentram na Avenida Contorno – na altura do restaurante Amado, tem início às 9h, por ordem de chegada e tendo como horário limite às 15h. O representante legal da agremiação deve portar o comprovante de inscrição. 
Vale ressaltar que continuam proibidos blimps e faixas durante o cortejo, de acordo com o Decreto 12.642/2000. Essa ação faz parte da reestruturação das festas populares proposta pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), que visa a valorização do conteúdo cultural, além de uma. As festividades religiosas se encerram no domingo (18), com uma procissão com saída dos Mares em direção a Colina Sagrada, onde será realizada uma missa campal. Já a parte profana, a festa acaba na segunda-feira (19), com a tradicional Segunda-Feira Gorda da Ribeira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp