Política

VÍDEO: 'Causou uma coisa boa, que foi a mistura', diz Lula sobre escravização no Brasil

Foto: Reprodução/TV Brasil
Lula deu declaração sobre escravização no Brasil durante a 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução/TV Brasil

Publicado em 14/03/2023, às 07h48   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu uma declaração polêmica durante a 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas, que está sendo realizada na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, durante a última terça-feira (13).

Em seu discurso, Lula fez um resgate histórico ao comentar sobre o discurso de portugueses, que tentaram escravizar os indígenas em sua chegada ao país e, após a resistência e genocídio de diversos povos, decidiram partir para o tráfico de pessoas escravizadas vindas da África. Confira a declaração no vídeo abaixo.

"Depois de exterminar com milhões de índios, resolveram vender a ideia de que era preciso fazer a escravidão vir pro Brasil porque os indígenas eram preguiçosos, não gostavam de trabalhar e se eles não gostavam de trabalhar e não tinham brancos pra trabalhar -porque os que vinham da Europa não queriam trabalhar", iniciou Lula.

"Então resolveram contar a história que os índios eram preguiçosos e era preciso trazer o povo negro da África pra produzir nesse país. Olha toda desgraça que isso causou ao país a única coisa boa, que foi a mistura, a miscigenação, da mistura entre indígenas, negros e europeus que permitiu que neascesse essa gente bonita aqui que gosta de dança, que gosta de música, que gosta de respeito, mas que gosta de trabalhar para sustentar a sua família e não viver de favor de quem quer que seja."

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp