Política

PT se reúne segunda para discutir a disputa pela presidência da Câmara

Agência Brasil
Segundo Afonso Florence, vice-líder do PT, legenda decidirá se terá candidato próprio, ou não  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 31/10/2014, às 10h45   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp



O Partido dos Trabalhadores se reunirá na segunda-feira (3) para debater a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, atualmente presidida por Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Na última terça-feira (28), a Câmara aprovou a derrubada de um decreto da presidente Dilma Rousseff (PT) que previa a criação de conselhos populares, em uma ação liderada pelo PMDB, principal aliado do governo federal no Legislativo. 
Segundo informações que circulam na imprensa nacional, o líder peemedebista, Eduardo Cunha, está disposto a disputar a presidência da Câmara e isso, caso eleito, seria um obstáculo no caminho de Dilma Rousseff, reeleita para um segundo mandato. Cunha é um deputado que integra a ala dissidente da base aliada e sua eleição quebraria um acordo de "rodízio" existentre entre o PT e o PMDB para o comando da Câmara Federal. 
A colocação do nome de Cunha não representa uma preocupação para o PT, segundo o deputado federal baiano Afonso Florence, vice-líder do PT na Casa Legislativa. "Combinamos um revezamento, mas faz parte do jogo democrático", disse o parlamentar em conversa com o Bocão News.
"O PT vai discutir na primeira rodada nessa segunda-feira. O fato é que nosso partido tem a maior bancada, ganhou a eleição presidencial e tem projetos para apresentar ao país. Temos uma pauta de votação que achamos ser importante e nem sempre é coincidente com a agenda do nosso maior aliado [PMDB]", comparou Florence. 
Segundo o petista baiano, a legenda discutirá se terá candidato próprio ou se decidirá apoiar algum aliado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp