Política

Presidente do DEM critica saúde e cobra apuração de denúncias das cooperativas

Imagem Presidente do DEM critica saúde e cobra apuração de denúncias das cooperativas
Para Heraldo Rocha, problemas de gestão são os responsáveis pelo atual quadro  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 10/12/2013, às 07h35   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente municipal do Democratas, Heraldo Rocha, criticou duramente o quadro da saúde pública na Bahia.  O ex-deputado estadual cobrou “rigorosa apuração” em relação às denúncias de pagamento de propina e irregularidades em contratos com cooperativas de saúde no estado.

Para Rocha, se após as investigações as denúncias se confirmarem, os envolvidos têm que responder criminalmente.



“A nossa obrigação é apurar. Um inquérito tem que ser aberto e essas denúncias têm que ser investigadas pelo Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral da União, Ministério Público do Estado e Tribunal de Contas do Estado. Se comprovadas as irregularidades, medidas judiciais e criminais precisam ser tomadas contra os responsáveis”, declarou Heraldo Rocha.

Pesquisa SUS

Para criticar o quadro da saúde na Bahia, o presidente da legenda em Salvador utilizou dados da pesquisa realizada pelo Banco Mundial sobre os 20 anos de serviços do Sistema Único de Saúde.

Segundo Heraldo Rocha, as estatísticas demonstram “uma estagnação do tão badalado Bolsa Família desde 2010”.

“Os números mostram que 65% dos hospitais têm até 50 leitos e vivem ociosos enquanto os hospitais referenciais vivem lotados. 30% das internações poderiam ser atendidas em ambulatórios. A taxa de ocupação dos hospitais brasileiros é, em média, de 45%, muito menor do que a média internacional, que é de 70%. Fora a precarização do serviço. Além de agir de forma ilegal, é determinante na queda da qualidade do serviço. O maior problema não é a falta de recursos e sim a falta de gestão”, disparou Rocha. 


Publicada no dia 9 de dezembro de 2013, às 17h19

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp