Política

Definidos executivos da OAS que farão delação premiada

Publicado em 28/04/2017, às 12h25   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Já foram escolhidos os executivos da OAS que farão delações premiadas, segundo o blog Nem Amigo Nem Inimigo. Bahia, Alagoas, Pernambuco, Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná seriam, segundo o blog, alguns dos estados onde a empreiteira baiana subornou políticos e magistrados.
Para avançar no acordo de delação premiada com a Operação Lava Jato, a OAS promete entregar casos de pagamentos de propina para dirigentes de fundos de pensão e membros do Judiciário. Um dos alvos da proposta de delação é a Funcef, fundo de pensão dos funcionários da Caixa Econômica Federal. As informações são da Folha de S.Paulo. 
A Funcef fez, em 2014, aporte de R$ 200 milhões na OAS Empreendimentos. Outros R$ 200 milhões seriam direcionados em 2015, mas o fundo suspendeu o repasse por conta do avanço da Lava Jato sobre a empresa baiana.
A OAS já apareceu vinculada à Funcef durante a CPI dos Fundos de Pensão que, em 2015, investigou a aplicação de recursos dos fundos de previdência complementar de funcionários de estatais e servidores públicos.
Um documento da CPI mostrou que executivos da OAS estiveram pelo menos 45 vezes na sede da Funcef entre os anos de 2011 e 2015. Antonio Carlos Mata Pires, filho do dono da empreiteira, César Mata Pires, encabeçou a lista, com 16 visitas. Pires é um dos prováveis delatores da empreiteira e deverá partir dele as revelações sobre fundos de pensão. Seu irmão, César Mata Pires Filho, também negocia acordo de delação.
Executivos da OAS também estão dispostos a relatar casos de corrupção envolvendo membros do Judiciário. Até agora, outras empreiteiras entraram pouco nesse assunto."

Publicada originalmente às 10h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp