Entretenimento

Morre José Santa Cruz, dublador e ator do 'Zorra Total', aos 95 anos

Tata Barreto/TV Globo
José Santa Cruz estava internado com uma broncopneumonia e tinha doença de Parkinson  |   Bnews - Divulgação Tata Barreto/TV Globo

Publicado em 26/04/2024, às 20h47   Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Morreu, nesta sexta-feira (26), o ator e dublador José Santa Cruz, aos 95 anos. Ele ficou conhecido por trabalhos como 'Zorra Total', 'Escolinha do Professor Raimundo' e 'A Praça É Nossa', além de trabalhos como dublador - dando voz ao mutante Magneto em 'X-Men' e Dino da Silva Sauro em 'Família Dinossauro'.

A informação da morte foi confirmada pelo bisneto dele, o também dublador Ivan Santa Cruz. O idoso estava internado com uma broncopneumonia e tinha doença de Parkinson.

Ele deixa a esposa, Ivane Maria Mendes Bastos, com quem foi casado por 72 anos e teve três filhos - todos já falecidos.

Santinha, como chamado pelos colegas, será velado neste sábado (27), no Cemitério da Penitência, no Caju, na zona portuária do Rio de Janeiro.

Carreira

José Santa Cruz nasceu em Picuí, na Paraíba, e iniciou a carreira artística na rádio aos 18 anos. Fez sua estreia na  televisão em 1960, na inauguração da TV Clube. Em 1963, foi para a TV Tupi e, na mesma época, começou a atuar como dublador, antes de chegar na TV Globo, em 1971.

Na emissora, fez 'Alô, Brasil!' 'Aquele Abraço' e 'Zé das Mulheres', na década de 70; 'O Bem Amado' e 'A Festa É Nossa', nos anos 80. Entre 2002 e 2015, viveu personagens como Jojoca, Barbosa, Manoelito, Costado e Tesourinha no 'Zorra Total' e entre 2017 e 2015 esteve no elenco do 'Zorra'. Seu papel mais recente na TV Globo foi um padre na novela 'Espelho da Vida', exibida em 2019. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp