Política

Félix Mendonça é convidado para assumir a Seagri

Publicado em 21/02/2017, às 10h02   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa vai mexer no comando da secretaria estadual de Agricultura. O deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) já esteve nas pré-listas de mudanças, mas permaneceu no cargo após a reforma administrativa promovida em janeiro. Contudo, fontes de site confirmam que Rui Costa já avisou aos pedetistas da intenção.

Para o lugar de Vitor Bonfim, o nome indicado pelo próprio governador é o deputado federal e presidente estadual do PDT, Félix Mendonça Júnior. Embora não seja um parlamentar focado nos assuntos da agricultura, o pedetista é um empresário com bom trânsito entre os prefeitos e com diálogo aberto com investidores, portanto, acredita-se que não teria dificuldades de organizar na tarefa.

O PDT é um dos partidos da base aliada de Rui Costa que balançou em diversos momentos e flertou com o prefeito de Salvador ACM Neto. As especulações em torno de uma eventual saída da legenda da base de sustentação do governador volta e meia são ventiladas na imprensa e percorrem os corredores da política baiana. A expectativa é que após o Carnaval, tempo pedido por Félix a Rui Costa para pensar na proposta, esta resposta venha.

As negativas oficiais são esperadas, contudo, sabe-se que neste caso além da fumaça estão presentes outros indícios da consumação da conversa. Portanto, é esperar a versão oficial dos fatos.

Caso Félix aceite, Vitor volta para a Assembleia o Ângelo Almeida (PSB) deixa a cadeira que acabou de sentar no parlamento. Já na Câmara dos Deputados quem sobe é Emiliano José (PT), o quarto suplente da coligação. Fernando Torres (PSD), primeiro suplente, ganhou o mandato após a eleição de Moema Gramacho para prefeitura de Lauro de Freitas.

Torres assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Dando lugar para Robinson Almeida (PT), terceiro suplente. Davidson Magalhães (PCdoB), segundo suplente da coligação, já estava tocando mandato por conta da nomeação de Josias Gomes na pasta de Relações Institucionais.

Emiliano acaba de assumir a superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. A nomeação foi feita no último dia 15. Se por conta disso ele não aceite assumir, o próximo da lista é o ex-deputado estadual Yulo Oiticica (PT).

Publicada originalmente em 20/02 às 19h02

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp