Política

MP da Odebrecht teve apoio de 15 deputados baianos; Alice e Neto divergiram

Publicado em 26/09/2016, às 11h44   Aparecido Silva e Rodrigo Daniel Silva


FacebookTwitterWhatsApp

A Medida Provisória 460 aprovada, em agosto de 2009, que resultaria em benefícios fiscais para a empreiteira Odebrecht, teve o apoio de 15 deputados federais baianos. A MP, que é alvo da 35ª fase da Operação Lava Jato, foi vetada pelo então presidente Lula (PT) 22 dias depois.
Segundo apurou o Bocão News, dos 27 parlamentares da Bahia presentes, 12, que eram da então da base do governo Lula, votaram contra e 15 foram favoráveis (veja a lista abaixo). Os candidatos à prefeitura de Salvador, ACM Neto (DEM) e Alice Portugal (PCdoB), então deputados federais, divergiram em seus votos. O democrata votou a favor do benefício a empreiteira, já a comunista foi contra. 
De acordo com o despacho do juiz federal Sérgio Moro, o então presidente da Odebrecht, Marcelo Bahia Odebrecht, encaminhou mensagem eletrônica a executivos do grupo, lamentando o fato de a MP ter sido vetada por Lula e informando que o então presidente teria sido influenciado negativamente pelo ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Mensagem eletrônica de Odebrecht:
"Tudo que é bom, é difícil. Tudo que é fácil, não é para nós. Acho que o 'muito pequeno' obstáculo de hoje abre uma avenida de oportunidade para sairmos ainda melhor do que se tivessemos ganho. Hoje estavámos 'carregando' um mundo de gente, agora com a dívida (ainda que moral, e de costumazes mal pagadores) que nossos 'amigos' tem conosco, podemos tentar emplacar ganhos maiores só para nós. Italiano [Palocci] acabou de me ligar. Disse que GM [Guido Mantega] manipulou a info para o PR. Vai estar com PR na 2ª ou durante o final de semana. Combinamos de nos encontrar amanhã as 15hs. Ele mesmo pediu além dos argumentos para a sanção/veto parcial, que levassemos alternativas para nos compensar. Sejamos criativos! Maurício: além das que vc. está trabalhando avalie com Fadigas se não tem nada também no Poliedro (ainda que parcial). O ideal seríamos colocar valores de qt somos compensados em cada uma das opções abrindo assim um menu/mix de escolha tributárias e ou com a Petrobrás. Vamos sair melhor do que se tivessemos ganho. MF/CF: Vou estar em reunião amanhã pela manhã, mas podem me chamar assim que tiverem o material."
Bahia (BA)
Alice Portugal PCdoB Não
Antonio Carlos Magalhães Neto DEM Sim
Colbert Martins PMDB Sim
Edigar Mão Branca PV Não
Edson Duarte PV Sim
Emiliano José PT Não
Félix Mendonça DEM Não
Geraldo Simões PT Não
João Almeida PSDB Sim
Jorge Khoury DEM Sim
José Carlos Aleluia DEM Sim
José Carlos Araújo PR Sim
José Rocha PR Sim
Joseph Bandeira PT Não
Jutahy Junior PSDB Não
Lídice da Mata PSB Não
Luiz Alberto PT Não
Luiz Carreira DEM Sim
Marcelo Guimarães Filho PMDB Sim
Márcio Marinho PR Sim
Marcos Medrado PDT Não
Mário Negromonte PP Sim
Paulo Magalhães DEM Sim
Roberto Britto PP Sim
Sérgio Barradas Carneiro PT Não
Veloso PMDB Sim
Zezéu Ribeiro PT Não
Total Bahia: 27  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp