Política

Suíca pede afastamento de guarda municipal acusado de balear gari

Publicado em 17/05/2016, às 14h30   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Após o gari Bruno Conceição Santos ser baleado por um guarda municipal, na madrugada desta terça-feira (17), na Avenida Bonocô, o vereador Luiz Carlos Suíca (PT) criticou duramente a ação do agente público. Diretor-jurídico do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Urbana da Bahia (Sindilimp-BA), o petista pediu que o comando da Guarda Municipal tome uma imediata providência diante da gravidade do caso e garantiu que o autor do ato será responsabilizado criminalmente por tentativa de homicídio.
Suíca afirmou estranhar uma arma do calibre .40 em posse de guardas municipais e questionou também a capacitação dos profissionais para portar armas de fogo em situações críticas. Para o vereador, o comportamento dos guardas municipais reflete o comando da instituição.
“Não é a primeira vez que agentes de limpeza são agredidos por guardas municipais. São casos recorrentes. Parece uma verdadeira milícia. Queremos que o comando da Guarda Municipal imediatamente afaste quem cometeu este ato completamente desproporcional. O gari em momento algum atentou contra a vida de alguém. Pelo o que eu saiba, a arma com este calibre só pode ser usada por policiais civis e militares. A Guarda Municipal precisa se posicionar de forma exemplar”, criticou Luiz Carlos Suíca.
Protesto
Trabalhadores em limpeza urbana em Salvador paralisaram as atividades na manhã desta terça-feira (17) em protesto após o gari Bruno Conceição Santos, funcionário da Revita, ser baleado na madrugada. 
Segundo a ocorrência registrada no posto policial do Hospital Geral do Estado (HGE), onde Bruno foi internado, ele estava com o documento vencido e por isso não parou na blitz. Ao perceber que o motociclista tinha furado o bloqueio montado pela Guarda, um dos agentes fez um disparo que atingiu Bruno no braço esquerdo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp