Política

Neto visita imediações na San Martin e pede que famílias deixem áreas de risco

Imagem Neto visita imediações na San Martin e pede que famílias deixem áreas de risco
Estruturas montadas em cinco bairros com capacidade, para até 600 pessoas, recebem os desabrigados  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 02/05/2015, às 09h07   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), visitou nesta sexta-feira (1°), uma das áreas de risco na capital baiana, imediações da Avenida San Martin, após as fortes chuvas que caíram na capital baiana. “Estamos aqui para acompanhar a continuidade das obras, principalmente de remoção das terras que deslizaram. Na segunda (4) vamos providenciar mais maquinário para dar uma maior velocidade. A gente espera que ate domingo (3) à noite a obra na San Martin é concluída para pelo menor liberar um lado da pista”, disse em conversa com o apresentador Zé Eduardo, na Record Bahia.
Ainda durante conversa, o prefeito afirmou que o risco de novos deslizamentos ainda existe. “Dá para ver claramente que a terra está molhada. A chuva não passou. O que eu estou pedindo é que as famílias deixem as áreas de risco. Estou pedindo essas pessoas que passem as próximas três noites nos hotéis e abrigos da prefeitura”, pediu.
Abrigos
Estruturas montadas na San Martin, Largo do Tanque, Bonocô, Sete Portas e Pau da Lima, com capacidade para até 600 pessoas, recebem os desabrigados das chuvas que castigam a cidade nessa semana. Estão sendo oferecidos todos os materiais necessários, desde colchões a materiais de higiene pessoal. Famílias cadastradas vão automaticamente ser encaminhadas para essas unidades, assim como as já abrigadas em outros espaços. As demais, para terem acesso aos locais, precisam procurar a Defesa Civil de Salvador (Codesal) ou a Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) para a avaliação socioassistencial, que está sendo feita também por equipes que estão nas ruas realizando a identificação das famílias em situação de risco. 
No caso dos abrigos da San Martin e Bonocô, foram definidos hotéis, com quartos e banheiros, adequados para receber desabrigados já nesta quarta-feira (29). A partir de amanhã (30), já será possível também receber desabrigados nos espaços montados no Largo do Tanque, onde foi locado um prédio onde funcionava uma clínica médica, e na Sete Portas, onde um galpão está sendo estruturado com banheiros químicos e contêineres, caso haja necessidade de mais uma unidade de abrigamento. 
Segue em funcionamento o Espaço Axé, em Pau da Lima, que continua a receber desabrigados, mas serão desativadas as escolas municipais Helena Magalhães e Carlos Batalha, ambas em Boa Vista de São Caetano, para que possa ser possível retornar às atividades letivas já na próxima segunda-feira (04), após reorganização dos espaços pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Mais de 110 pessoas estão abrigadas, sendo muitas encaminhadas para esses novos abrigos ou em processo para receber o Aluguel Social.
Ao todo, 181 famílias já estão aptas a receber o benefício do aluguel, no valor de R$ 300 mensais, que poderão ser sacados nesta quinta-feira (30), já que foi concluída a ordem de pagamento pela Semps. O benefício é concedido por três meses, podendo ser prorrogado por mais três a partir de uma avaliação socioassistencial. Do total de famílias beneficiadas, 31 delas são do bairro de Pau da Lima, 50 moradoras da San Martin, 37 da região do Marotinho (Bom Juá) e 46 famílias da Boa Vista do São Caetano. 
A Prefeitura disponibilizou, ainda, três imóveis para a guarda dos pertences das famílias retiradas das áreas de risco, localizados na Sete Portas, galpão da Codeba (Comércio) e Ginásio Poliesportivo Nelson Cazumbá, em Fazenda Coutos. Policiais militares e guardas municipais serão responsáveis pela segurança do material.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal, pede que, ao perceberem qualquer sinal como rachadura nos imóveis, ameaça ou deslizamento de terra, inclinação em postes ou árvores, os cidadãos entrem em contato com o órgão o quanto antes através do telefone 199.

Publicada no dia 1º de maio de 2015, às 14h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp