Política

Fábio Vilas Boas marca audiência para discutir extinção das Dires

Publicado em 23/01/2015, às 10h15   Redação Bocão News (Twitter:@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Após repercussão negativa das medidas administrativas  anunciadas pela nova gestão da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o secretário Fábio Vilas Boas marcou reunião com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde-Ba), na sede do órgão, às 8h30, para discutir a extinção das Diretorias Regionais de Saúde (Dires). O resultado do encontro será levado para discussão com a categoria em assembleia que será realizada no mesmo dia, no auditório do Sindicato dos Bancários, às 10h.

Com a reforma administrativa do Estado, as 31 Dires foram extintas e substituídas por nove Núcleos Regionais de Saúde (NRS). Desde o anúncio do projeto de lei do projeto de lei 21.007/2014, os servidores e o sindicato demonstraram insatisfação com a medida que pode comprometer a prestação de diversos serviços de saúde nos 417 municípios do estado, como fornecimento de medicamentos de alto custo para tratamento de doenças graves, controle de surtos e epidemias, apoio à  articulação dos municípios para o desenvolvimento das políticas de saúde, inspeção de hospitais, distribuição de soros de vacinas e  coordenação das ações imunização, entre  outras.

Além disso, o Sindsaúde teme o impacto das demissões, exonerações e a relotação de servidores que desenvolvem ações importantes na estrutura de atenção da Sesab. O sindicato questiona a adoção  tantas medidas  radicais em tão pouco tempo de gestão,  sem nenhuma discussão com os servidores nem com o Conselho Estadual de Saúde, órgão permanente e deliberativo do SUS. Até então, a Sesab ainda não explicou como se dará essa mudança, já que o projeto não deixa claro como os núcleos serão organizados e os mecanismos de trabalho em rede destas unidades. O sindicato reforça a necessidade de discussão para que os diretos dos trabalhadores não sejam violados e a assistência à população não seja comprometida.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp