Política

Pesquisa traça perfil dos apoiadores de Bolsonaro em ato na Avenida Paulista; saiba qual

Reprodução/Redes Sociais
Manifestantes ocuparam Avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo (25)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 27/02/2024, às 08h16   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

A maioria dos cerca de 185 mil apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que esteve no ato convocado por ele no último domingo (25) na Avenida Paulista, em São Paulo, era composta por homens (62%), brancos (65%) e com ensino superior (67%).

O cáculo foi realizado por pesquisadores do Monitor do Debate Político no Meio Digital, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), coordenado pelos professores Pablo Ortellado e Márcio Moretto Ribeiro.

No que diz respeito à renda média dos manifestantes, 10% disseram ter renda familiar de até dois salários mínimos por mês e 9% relataram ganhos superiores a 20 salários mínimos mensais.

Entre os presentes, mais da metade informou recebimentos que os enquadra numa faixa de renda média ou média-alta. 26% disseram ganhar entre três e cinco salários mínimos, e 25% afirmaram que recebem de cinco a dez salários mínimos por mês.

Em relação à faixa etária, somente 3% dos manifestantes têm idades entre 16 e 24 anos. De acordo com o levantamento, os maiores grupos foram os de 55 a 65 anos (25%), de 45 a 54 anos (23%), de 35 a 44 anos (21%), e acima de 65 anos (19%). 

Sobre a origem geográfica, 66% dos participantes do ato são moradores da região metropolitana de São Paulo, enquanto 34% disseram viver em outras regiões. Foram organizadas caravanas vindas de diversos estados, como Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp