Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder Especial: Lavagem do Bonfim apimentada entre Rui e Neto

Publicado em 13/01/2017, às 05h55   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Vazio

Parece que a cada ano o Bonfim tem ficado um tanto quanto vazio, principalmente de personalidades políticas. Essa é a impressão que muitos jornalistas, assessores e até os próprios políticos fizeram da edição 2017. Porém, o que não faltou foi assunto para essa edição especial da coluna Na Sombra do Poder.

De cara na grade

Não teve jeito! A notícia da Lavagem do Bonfim de 2017 foi o prefeito ACM Neto (DEM) barrado pela Casa Militar do governo do Estado, na grade do meio do adro da Basílica do Bonfim. O coro comeu entre os seguranças do prefeito e os do governo. Do lado de fora e do lado de dentro. A informação que se tinha era a de que o acesso dos políticos seria pela lateral, como fez Rui Costa (PT), mas Neto não quis, como fala no interior, “arrudiar”. Só entrou pelo meio. Confusão de um lado, confusão de outro, Tinoco se especa na grade, pede interseção de Joceval Rodrigues (PPS) até que a Irmandade chega, abre o cadeado, a comitiva de Neto passa e o cadeado é fechado novamente. Quem viu a cara do prefeito no ato constatou a sua indignação.

O fotógrafo do Bocão News, Vagner Souza, registrou todo o momento da agonia. Confira a sequência:

Dois lados

Quem é do lado de Neto, argumenta que o governo sofreu da “síndrome de porteiro” no afã de querer criar um fato político. Quem é do lado de Rui, condena a atitude de Neto e argumenta que ele não seguiu as orientações pré-acordadas e quebrou o protocolo para entrar no meio como “o pop star”. Isso ainda dará o que falar.  Ah! O prefeito também teve que ouvir algumas manifestações de pessoas que gritavam: “golpista”.

A cara do cansaço

Não é mole percorrer os oito quilômetros, mas o cansaço do prefeito ACM Neto (DEM) era nítido. De empurrões, puxões, beijos, abraços, selfies, puxa saco político de um lado e de outro, o chefe do Palácio Thomé de Souza chegou ao adro no êxtase do cansaço.

Curvo

Chamou atenção da equipe do Bocão News, pela forma curva que caminhou, o vice-prefeito Bruno Reis (PMDB) pelo trajeto. Há quem diga que os ombros caídos do peemedebista referem-se ao peso carregado na suas costas das importantes articulações políticas que tem desempenhado e a correria para poder sempre estar na cola de ACM Neto.

Fórmula 1

Dessa vez Rui Costa (PT) e ACM Neto (DEM) atrasaram em mais de uma hora suas chegadas a Basílica do Bonfim. Mas no cortejo, pareciam que estavam na disputa de Fórmula 1. Uma hora Rui passava de Neto. De repente, Neto passava de Rui. E foi assim até a Colina Sagrada. No fim das contas, Neto chegou primeiro. Vale o registro: enquanto a passagem de Neto no adro foi mais simples, a de Rui foi muito mais pomposa pelo número de baianas ao seu entorno e pela organização.

Popularidades

Muitos se surpreenderam com a popularidade do governador Rui Costa nas ruas. E creditam isso a seu atraso na chegada ao Bonfim. Realmente, a mudança de uma lavagem para a outra foi sentida. Contudo, o título de pop star continua com ACM Neto. Por falar nisso, ambos foram os políticos destaque. Ninguém, nenhuma terceira via conseguiu roubar os holofotes. O restante foi coadjuvante.

Pimenta no dos outros é refresco

A truculência da equipe de segurança do prefeito é algo que deve ser registrada. Spray de pimenta na cara do povo? É assim que vai defender Salvador, Neto? A equipe de segurança diz que não partiu deles. Mas quem foi testemunha ocular e recebeu a rebordosa do gás nos olhos confirma que sim, foram deles.

Finanças calça curta

Secretários muito próximos ao prefeito ACM Neto lamentam o prolongamento da crise. Acreditam que Neto teria mais de R$ 1 bilhão para investir caso a crise tivesse fim. O desafio agora é como manter a sensação de progresso na cidade uma vez que quando assumiu o primeiro mandato a cidade estava devastada e todas as ações causavam impacto. O padrão mudou. Para causar impacto tem que fazer algo grande e a calça é curta.

Procura-se

Comentário das rodas de conversa de vereadores no Bonfim: cinco carros da Câmara ainda não foram devolvidos por cinco ex-vereadores. Os “donos” tem andado para cima e para baixo com os veículos que não lhe pertencem mais.  

Ausências sentidas no Bonfim

Algumas personalidades da política não foram vistas na Lavagem deste ano: o ex-governador Jaques Wagner – que muito em breve deve ser anunciado de vez como secretário de Rui; o vice-governador João Leão (PP), o senador Otto Alencar (PSD) – dois aliados de “primeira hora” do governador; o secretário da Educação e senador licenciado Walter Pinheiro (sem partido) e os gordinhos Lúcio e Geddel Vieira Lima (PMDB), aliados do prefeito ACM Neto (DEM). Vale o registro do ex-governador Waldir Pires (PT) que já com idade avançada marcou presença no cortejo e o ex-governador Paulo Souto (DEM), muito tranquilo e sereno, que já vivenciou esse cortejo em um papel parecido com o de Rui atualmente, também caminhando no trajeto da lavagem.

#tamosjuntoainda?

Apesar de terem a possibilidade de queda do primeiro escalão, como deve ser anunciado por Rui, alguns ainda secretários acompanharam o chefe no apertar do passo do cortejo da Lavagem do Bonfim. Entre eles estavam o de Meio Ambiente, Eugênio Splenger e Álvaro Gomes.

Eu falei faraóóóóó!

Na onda do cortejo do Bonfim, teve até cidadão vestido de Faraó em uma crítica ferrenha ao deputado estadual Marcelo Nilo (PSL), que desfilou na Lavagem. O eterno presidente da Assembleia Legislativa da Bahia tentará, mais uma vez, reeleição. Uma divindade do Egito. Cadê Tutancâmon?

Prévia quando convém

Engraçado! Quando foi para escolher o candidato para governo, a base aliada, em 2014, não fez prévia. Wagner colocou Rui Costa guela abaixo. Agora, querem fazer prévia para escolher candidato de Assembleia Legislativa. E vale o registro: nas entrelinhas Rui adota uma postura em prol de Marcelo Nilo. Fica a dúvida: se por ventura Nilo perder, de quem será a derrota? Do próprio Marcelo ou de Rui?

Seis pra lá e seis pra cá

Tal qual um dança de forró dois pra lá e dois pra cá, a bancada de oposição vive seu dilema de apoio a candidatura a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia. Seis deputados querem Nilo. Outros seis querem Coronel. E outros estão na órbita esperando da decisão do chefe maior, o prefeito ACM Neto. O Bocão News apurou que não demorará para que a decisão seja tomada e que dos 20 votos da oposição, de 16 a 18 devem ser dados a um dos candidatos.

Confiança?

De um deputado da oposição, no pé de ouvido, durante a Lavagem do Bonfim: “ninguém é contra a renovação na Assembleia, todo mundo acha que a renovação pode oxigenar a casa, mas os adversários de Nilo não suscitam confiança, não demonstram intimidade com a rotina da Casa”.

Efeito reforma

A reforma administrativa de Rui vai levar Vitor Bonfim (PDT) de volta à Assembleia. Um voto a menos pra Marcelo Nilo.

Riso frouxo

Recado que veio do Bonfim: e quem tá feliz da vida com a possibilidade de Nilo perder a eleição é o deputado federal Felix Mendonça Júnior (PDT), principal desafeto político. Anda rindo à toa...

Foi pra feira perdeu a cadeira

Fofoca que veio da Lavagem do Bonfim: um vereador contou ao Bocão News que no dia da posse, o colega de legislatura Maurício Trindade (DEM) - que tem dado uma de cavalo do cão dentro da Câmara de Salvador – se sentou na cadeira que sempre é dada a preferência ao vereador Edvaldo Brito (PSD). Brito chegou e pediu o assento. Trindade disse que não ia levantar. Brito foi e voltou, foi e voltou, foi e voltou, até que alguns vereadores tiveram uma conversa no pé de ouvido do democrata que liberou a cadeira do professor. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp