Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Pinheiro cheio de mistério e Wagner botando fogo

Publicado em 26/05/2016, às 05h59   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

Misterioso Pinheiro

Continua o mistério sobre o senador Walter Pinheiro (sem partido). Saiu do PT, brigou com seus companheiros, criticou a presidente afastada Dilma Rousseff, foi nomeado secretário de Educação da Bahia, no lugar de Osvaldo Barreto, mas até agora não tomou posse do cargo. Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado dia 18 de maio. Sua última publicação no Facebook foi no dia 19 de maio ainda trabalhando no Senado Federal. Já no seu site, a última atividade publicada foi nesta quarta-feira (25). “O senador Walter Pinheiro (Sem-partido/BA) protocolou na Mesa do Senado, nesta quarta-feira (25), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera o trecho da Constituição Federal que dispõe sobre a instrução e julgamento do procedimento de impeachment”, diz o texto. Ué! Pinheiro vem ou não vem? E por que sua nomeação já saiu no DO? Com a palavra, o senador...

Passivo agressivo

O ex-ministro da Casa Civil, ex-ministro-chefe de Gabinete Pessoal da Presidência da República e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), largou o doce em reunião do PT ocorrido no final de semana em Salvador. Denominado de “Passivo” na lista que a Lava Jato apreendeu com a Odebrecht, Wagner demonstrou que seu desejo, enquanto rolava a sessão do impeachment na Câmara dos Deputados, não tinha nada de passivo. Áudio do discurso do petista que chegou ao Bocão News mostra o ex-ministro externando sua opinião: “Aquela sessão na Câmara não era para ter terminado. E eu externei minha opinião, apesar de ser uma pessoa extremamente serena, conciliadora, mas eu deixei claro na reunião de líderes, na casa do líder do PDT, que na minha opinião, era impossível se imaginar a violência do que se estava acontecendo como se nada estivesse acontecendo. Ficou-se um desfilar de pessoas dizendo sim ou não a um processo que é a rasgação da Constituição brasileira. Então, infelizmente, se fez o espetáculo, na minha opinião, terrível, tenebroso, que era de uma aparente normalidade”, disse o ex-governador.

Botando fogo

Extremamente irritado com o que seu deu na votação do impeachment, Wagner mostrou logo seu tom ativo e disse que colocaria fogo na Câmara. “Eu até disse ao pessoal, por mim quebrava aquela porra. Jogava ovo em quem quisesse. A gente não pode viver uma anormalidade em um cemitério onde estavam dando um tiro na democracia. Eu não estou criticando ninguém, não, porque tinha que ser uma decisão coletiva, e aliás, eu disse ao companheiro que me abordou aqui, tem certas coisas que não se anuncia, vai lá e faz. Porque se anunciar, não faz. Estou falando aqui porque já não está feito. Na época eu falei com quem achava que tinha que falar. Por mim, toca fogo naquela porra e não era para ter terminado aquilo ali. Essa é a minha opinião”. Passivo retou!

Cadê Neto?

A imprensa local até já sabia que o prefeito não estaria na cerimônia de chegada da Tocha Olímpica, mas já alguns membros do Ministério do Esporte e Comitê Olímpico, não. O que não faltou foi pergunta, o prefeito, cadê? Um deles até arriscou a tentar entender “ele está bem avaliado na cidade”, logo alguém respondeu, “sim, com mais de 70% de aprovação”. “Ahh, ok”. É que está tão bem que pra quê participar da festa para “chama olímpica, né?”. Em tempo, Netinho está no EUA, junto com Bellintani. Foi conhecer o Google Edu, que oferece produtos e recursos para aprendizagem com tecnologia.

E Célia...

Nem com a ausência do prefeito em evento mundial, a vice-prefeita Célia Sacramento (PPL) ganha destaque. Na passagem da Tocha em Salvador na última terça-feira (24), até subiu no palco, mas ficou como figurante, nada de discurso, a não ser o clássico: “Graças a Deus, valeu!”

Neto transparente

Falando no prefeito, ACM Neto é, sem sombra de dúvida, o gestor mais transparente do país. Expliquemos. No dia em que a Folha divulgou a conversa entre Romero Jucá e Sérgio Machado, em que ambos falavam em pacto para frear a Lava Jato, Neto chegou com cara de poucos amigos para coletiva de imprensa. A interlocutores, mostrou o quanto estava chateado. "Que droga foi essa que Jucá fez?", repetia a auxiliares. Para completar a manhã nada feliz, um repórter de um jornal, sem querer, botou o pé na frente do demista que por pouco não foi ao chão. Neto demonstrou insatisfação e fuzilou o rapaz, que àquela altura estava completamente sem graça, com o olhar.

Desconectado

O secretário de Urbanismo, Sílvio Pinheiro, cujo nome é cotado para ser vice na chapa de ACM Neto, não gostou nada das críticas de Juca Ferreira à discussão do PDDU. Petista, além de ex-ministro da Cultura, Juca é pré-candidato à prefeitura de Salvador. Ao Se Liga Bocão, na Itapoan FM, o petista disse que o prefeito foi autoritário ao discutir o plano. De Sílvio Pinheiro veio a resposta. "Ou é a crítica pela crítica, que faz parte do jogo político, ou falta de conexão com a realidade. Vários vereadores do PT apresentaram emendas ao PDDU. [Arnando] Lessa que é do partido dele preside a comissão. Acho que ele passou muito tempo fora e está desconectado com a realidade de Salvador", alfinetou.

São Cristóvão na disputa I

O clima anda tenso não só entre os secretários do prefeito ACM Neto (DEM), que disputam entre si a vaga de vice, mas também para os pupilos vereadores. A disputa eleitoral se tornou uma verdadeira guerra de votos pelos quatro cantos de Salvador. A briga da vez é entre os edis Duda Sanches (DEM) e Paulo Magalhães Jr. (PV) pelos sufrágios de São Cristóvão. E na guerra vale tudo, até ‘convencer’ lideranças a trocarem de apoio. Neste caso, Magalhães está espumando de raiva após Duda publicar uma foto com seus antigos apoiadores.

São Cristóvão na disputa I

Quem também se diz dono dos votos no bairro é o vereador Eliel Sousa (PV). A concorrência anda tão grande que até lideranças de Duda acusam o verde de ameaça de morte. Teve até boletim de ocorrência e denúncia na Corregedoria da Câmara. Até agora, nada foi resolvido.

Euvaldo Benjamim Button

Muitos já devem ter assistido o famoso filme “O Curioso Caso de Benjamin Button”, no qual é contada a história de uma criança que nasceu com a aparência de um velho, mas encontramos um caso bem perto de nós: o vereador de Salvador Euvaldo Jorge. Na página da Câmara de Vereadores, o perfil do edil mostra sua data de nascimento em 2013. Aliás, alguns dados do site deveriam ser atualizados, começando pela sessão de Vereadores. Quem busca saber quem são os atuais legisladores tem dificuldades, já que ainda aparecem nomes de vereadores que estão licenciados.

Juliana e a brisa

“Ah, se a juventude que essa brisa canta, ficasse aqui comigo mais um pouco”, já dizia Tim Maia em sua bela “Eu e a brisa”. Neste clima anda a filha do deputado federal José Carlos Araújo (PR), Juliana Araújo, que descobriu a juventude aos 34 anos de idade. Ela, que além de ser diretora da Escola do Legislativo na Assembleia Legislativa da Bahia, candidata a vice-prefeita de Morro do Chapéu e diretora da rádio Brilhante FM no município, assumiu recentemente a Juventude do PR. Ser jovem não é questão de idade, mas um estado de espírito! Realmente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp