Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: A fuga de Bruno Reis e o chega pra lá em Célia Sacramento

Publicado em 21/01/2016, às 06h00   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

Como o diabo foge da cruz
Uma semana após a Lavagem do Bonfim, os burburinhos em torno da vaga de vice-prefeito continuam. A festa religiosa foi, sim, palco de políticos e os cotados para a vaga marcaram presença coladinhos com o prefeito. Todos tentando fugir do assunto. O popstar da vez (depois do prefeito ACM Neto, claro), foi Bruno Reis (PMDB). O deputado estadual licenciado recebeu elogios ao longo dos 8 quiômetros. Porém, quando questionado pela reportagem do Bocão News sobre o assunto, Reis se esquivou: “tô fugindo disso como o diabo foge da cruz”.
Tímido, mas nem tanto
Dos ‘coladinhos’ com Neto estava o chefe de gabinete do prefeito, João Roma. No início da festa, conversou com o Bocão News. Ao ser questionado sobre a vice, pediu: “por favor, mude a pergunta, não sei falar sobre isso”. E apesar da timidez, Roma não desgrudou do prefeito até a Colina Sagrada. Tímido, mas nem tanto.
Ironia
Ainda sobre os rescaldos do Bonfim, uma cena foi constrangedora para a secretária de Ordem Pública (Semop), Rosemma Maluf. Enquanto conversava com a reportagem do Bocão News, o deputado federal Antônio Imbassahy (PSDB) disse: “essa aí é a minha vereadora”, #sqn. Como todo mundo sabe, a secretária é a aposta do deputado Jutahy Jr., que não se bate, nem um pouco, com Imbassahy. Rosemma ficou tão sem graça que se calou.
Chega pra lá
A atual vice-prefeita está lutando com unhas e dentes para se manter como vice no próximo mandato do prefeito ACM Neto. Mas, já levou um chega pra lá do Partido Verde, “detentor” da vaga. Aliados de Neto afirmam que as declarações do prefeito em colocar Célia na disputa de vice é somente para deixá-la “calminha”.
Marcando território
Depois de ter perdido a disputa para deputado federal em 2014, Yulo Oiticica conseguiu abrigo na Ouvidoria estadual. Pertencente à corrente Democracia Socialista (DS), o petista deve mesmo disputar uma vaga na Câmara de Salvador nas eleições deste ano. Para não ficar escondido, dentro do gabinete da ouvidoria, Yulo calçou o tênis e foi para Canabrava, na terça-feira, acompanhar o governador Rui Costa na entrega das obras de contenção de encostas na localidade. Yulo é adepto da frase "quem não é visto não é lembrado".
Guerra por São Cristóvão
Guerra a torto e a direito em São Cristovão: as informações que foram chegadas a coluna, nesta semana, foram as de que o vereador Duda Sanches (DEM) tem arrebanhado bons aliados e, consequentemente, atrapalhado os plano do vereador Eliel (PV), que entrou na vaga deixada por Marcell Moraes (PV), que por sua vez assumiu a cadeira de deputado estadual. Pelo que se comenta, não é só a região de Valéria que anda sendo cortejada por dois vereadores. São Cristovão entrou na seara das disputas estilo BAVI.
Encolhimento petista 
Toda roda política que se discute a Câmara de Vereadores trata da possibilidade da bancada do PT sofrer uma queda abrupta de representações. Os petistas, que chegaram ter em 2013 sete parlamentares municipais, devem ver sua bancada diminuída para quatro. Das duas uma: ou vai colher aquilo plantado pela onda petista ou pode surpreender. Um assunto já dizem que é certo: renovação. Somente um ou dois que tem mandato vão conseguir se reeleger.
Sem rumo 
Nos bastidores da política soteropolitana, a pergunta que circula é: O que os vereadores Atanázio Júlio e Antônio Mário querem? Até o momento, nenhum dos dois decidiu para qual partido irá. Atanázio deixou o PTN, já foi cotado para ingressar no DEM, PV e PPS, mas nada se concretizou. Já Antônio Mário, eleito sob as bençãos da senadora Lídice da Mata (PSB), não vê a hora de migrar, como muitos outros já fizeram, da base do governador Rui Costa (PT) para o time do prefeito ACM Neto (DEM).
Campo de batalha 
As redes sociais se tornaram, nos últimos dias, um campo de batalha contra o prefeito ACM Neto. A derrubada de uma árvore no Campo Grande dividiu a cidade entre críticos e defensores da gestão do democrata, que apresentou uma versão de que a árvore estava doente. No bojo da discussão de derrubada de árvores na cidade, outra foto chamou a atenção e foi mais um motivo de ataques à prefeitura. No Rio Vermelho, na esquina da Rua Fonte do Boi, uma fila de pessoas disputando a sombra de um poste caiu como uma luva no argumento dos que criticavam a ação da prefeitura.
Em cima do muro
A postura do secretário Paulo Souto à frente da pasta da Fazenda tem chamado a atenção no mundo político. Desde que assumiu o cargo, o gestor tem evitado entrar em polêmicas. Sempre que questionado sobre um assunto, tem dito: “não vou comentar isso”. O democrata parece quer passar a impressão de que é um quadro técnico e não político. Resta saber, se foi a mando ou não de Neto.
Frevo soteropolitano
Por falar na tribuna das redes sociais, a peça publicitária que promove o Carnaval de Salvador também está dando o que falar. Para empolgar soteropolitanos, baianos e turistas, a prefeitura apostou em um ritmo festivo, mas é um ritmo típico de... Pernambuco. O embalo está muito mais para o frevo do que qualquer outro de origens baianas como o axé.
Transparente?
O novo Portal Transparência, do Governo do estado, mudou sensivelmente o layout, ficou mais clean, acessível e organizado em quase todos os aspectos. Uma pequena diferença foi notada em relação à versão anterior. Ao tentar fazer uma busca aos contratos, não se consegue mais visualizar e organizar os acordos firmados pela ordem de valor de todos os contratos. A visualização é possível apenas para o maior preço por página. Em miúdos: o portal menos moderno disponibilizava uma visualização que não se tem mais no site atual.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp