Política

Ministro pagou multa para evitar processo contra uso de influência política para construção de condomínio

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Construção de condomínio foi feita por empresa que pertence ao próprio ministro Alexandre Silveira (PSD)  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 29/06/2023, às 07h25   Redação BNews



O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), desembolsou um valor em agosto de 2021 para evitar a continuidade de um processo que o denuncia por uso de influência política para viabilizar construção de condomínio através de sua própria empresa. O acordo foi feito com o Ministério Público de Minas Gerais.

Onze meses depois Alexandre Silveira registrou sua candidatura ao Senado e pouco mais de um ano ele foi nomeado ministro do governo Lula (PT). O acordo não foi divulgado pelo Judiciário porque o processo tramita sob segredo de Justiça. As informações são do colunista Thiago Herdy.

O condomínio Estância da Mata tem 208 lotes e situa-se em Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O empreendimento recebeu anuência da Agência Metropolitana, órgão do governo estadual, no último mês da gestão de Antonio Anastasia (PSDB) e Alberto Pinto Coelho (PP), em dezembro de 2014. Silveira chegou ao Senado em 2022 como suplente de Anastasia.

"A multa do acordo foi parcelada e está sendo paga em um uma conta judicial", disse o promotor da comarca de Matozinhos, Gilvan Augusto Alves. Ele não informou o valor de multa acertado no acordo de não-persecução cível.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp