Política

Governadores do Nordeste rebatem discurso separatista de Zema: 'Retrato da ignorância'

Reprodução/Twitter
Grupo de governadores da região divulgou nota após Zema fazer comparações polêmicas com o Nordeste  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 06/08/2023, às 14h49   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O consórcio de governadores do Nordeste rebateu, neste domingo (5), as falas polêmicas do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). O político defendeu maior protagonismo econômico e político de estados do Sul e Sudeste e comparou a região do Nordeste com "vaquinhas que produzem pouco". durante entrevista ao jornal Estado de S. Paulo.

Em resposta, o grupo presidido pelo Governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo (PSB) emitiu nota oficial e considerou que a fala do mineiro representa  “um movimento de tensionamento com o Norte e o Nordeste”.

"Negando qualquer tipo de lampejo separatista, o Consórcio Nordeste imediatamente anuncia
em seu slogan que é uma expressão de “O Brasil que cresce unido”. Enquanto Norte e Nordeste apostam no fortalecimento do projeto de um Brasil democrático, inclusivo e, portanto, de união e reconstrução, a referida entrevista parece aprofundar a lógica de um país subalterno, dividido e desigual", cita um trecho.

Ainda de acordo com o grupo, as falas do governador de Minas indicam "guerra entre as regiões". “É importante reafirmar que a união regional dos estados Nordeste e, também, os do Norte, não representa uma guerra contra os demais estados da federação, mas uma maneira de compensar, pela organização regional, as desigualdades históricas de oportunidades de desenvolvimento", defende.

"Já passou da hora do Brasil enxergar o Nordeste como uma região capaz de ser parte ativa do alavancamento do crescimento econômico do país e, assim, contribuir ativamente com a redução das desigualdades regionais, econômicas e sociais", afirma o consórcio. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp