Política

Flávio Bolsonaro aciona AGU contra presidente do PT; saiba mais

Pedro França / Agência Senado
Ação do senador acontece após declarações de Gleisi Hoffmann contra a Justiça Eleitoral  |   Bnews - Divulgação Pedro França / Agência Senado

Publicado em 24/09/2023, às 08h35 - Atualizado às 09h01   Cadastrado por Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

O filho 01 do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL), entrou com uma representação contra Gleise Hoffmann (PT), presidente do partido. De acordo com o parlamentar, a conduta da petista 'ultrapassou a crítica' e teria o potencial para 'deslegitimar o Poder Judiciário'. Por esses motivos, Flávio protocolou uma representação contra a presidente petista na Advocacia-Geral da União (AGU), por seus ataques à Justiça Eleitoral.

Flávio Bolsonaro não parou por ai. O senador também enviou uma representação para a Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD). Vale lembrar que este órgão foi criado no início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para combater as 'Fake News'.

A declaração da presidente do PT repercutiu e chegou até o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).Moraes reagiu e, em nota, repudiou as afirmações de Hoffmann. Segundo ele, as falas da petista foram 'errôneas' e 'falsas'.

O senador Flávio Bolsonaro, após enviar as representações, também se manifestou sobre o caso. Flávio afirmou que “a Justiça Eleitoral é uma instituição essencial para o funcionamento do Estado e fortalecimento da democracia brasileira, nos termos do Art. 118 e seguintes da Constituição Federal de 1988”.

Entenda o caso

A situação aconteceu durante a sessão da comissão especial que está analisando a chamada PEC da Anistia, realizada na última quarta-feira (27). Foi nela que a presidente petista afirmou que 'os valores das multas estabelecidos pela Justiça Eleitoral não eram exequíveis e que os partidos não teriam dinheiro para arcar com a cobrança'. A deputada federal ainda classificou como 'absurda' a existência de cortes especializadas em eleições.

O que Gleise diz

A deputada federal e presidente do PT, foi questionada sobre o assunto na última sexta-feira (22). Na ocasião, ela reconheceu que fez uma critica pesada, mas voltou a alfinetar o Poder Judiciário. O caso foi lembrado durante entrevista coletiva no Recife.

“Fiz uma crítica muito dura especialmente ao corpo técnico da Justiça Eleitoral, que reiteradamente não se atém aos aspectos técnicos da prestação de contas, coloca a vontade, faz interpretações e fere jurisprudência”, afirmou a petista.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (22):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp