Política

Em primeira sessão de Dino, sete deputados podem perder mandatos; saiba motivo

Fellipe Sampaio / SCO / STF / Divulgação
Dino tomou posse na semana passada e poderá votar no caso; Rosa Weber, não havia votado  |   Bnews - Divulgação Fellipe Sampaio / SCO / STF / Divulgação
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 28/02/2024, às 06h34


FacebookTwitterWhatsApp

O mais novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, participará da sua primeira sessão no plenário da Corte. A atividade está prevista para acontecer nesta quarta-feira (28) e discutirá a validade da distribuição das chamadas 'sobras eleitorais'. Essas são as vagas não preenchidas na eleição de deputados e vereadores.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Apesar de tudo já ter sido iniciado, Dino poderá votar. Isso porque sua antecessora, a ex-ministra Rosa Weber, não tinha votado nas sessões anteriores. Essa pauta compõe a segunda parte das discussões do plenário. O tema voltou à discussão na semana passada, mas foi adiado após o ministro Nunes Marques pedir para analisar o caso por mais tempo.

Por outro lado, a ministra Cármen Lúcia, atual vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), solicitou que o caso seja discutido com maior celeridade. Isso porque a Corte Eleitoral também precisa "correr" para definir as regras que valerão para as eleições de 2024. O TSE tem até o próximo dia 5 de março para concluir as análises e entregar essas regras.

Assista ao Radar BNews da última terça-feira (28):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp