Política

Bruno Reis minimiza críticas sobre desconto no pagamento da taxa única do IPTU

Joilson César / BNews
Bruno Reis se pronunciou sobre críticas a respeito do IPTU  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 04/01/2024, às 11h41 - Atualizado às 15h22


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito Bruno Reis (UB) tratou de minimizar as críticas sobre o desconto dado pela Prefeitura de Salvador para o pagamento da cota única do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Para este ano, o desconto será de 7%.

(Correção: Em 2023, o desconto praticado em Salvador também era de 7% e não 10%, como anteriormente foi informado. O texto já foi corrigido)

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Em conversa com a imprensa durante a entrega de uma nova ligação viária na região do Acesso Norte, entre as Avenida Bonocô e o bairro do Cabula, realizada nesta quinta-feira (4), o prefeito disse que não procede que houve uma redução no benefício concedido no pagamento da cota única e garantiu que quem optar por este formato vai desembolsar menos do que no ano passado.

Outras prefeituras mantiveram percentuais de desconto com pelo menos "dois dígitos", como a de Maceió, que dá um desconto de 15%, e a de Florianópolis, com 20%.

"Não é verdade isso. Precisamos desmistificar isso. Quem pagar o IPTU cota única vai pagar menos que no ano passado parcelado.  Ano passado teve um ruído com o IPTU, porque tinha mais de 20 anos que não tinha uma inflação de dois dígitos. Esse ano que a inflação de 4%, quem pagar a cota única vai pagar mais barato”, disse o prefeito.

"Para desmistificar o que muita gente fala: o IPTU é uma cota de 1% para todo o Brasil. Tem cidades que praticam acima de 1% no valor venal do imóvel. Então, nós temos que estimular que as pessoas a pagar a cota única, porque vai pagar um valor menor do que o do ano passado”, acrescentou.

Bruno Reis revelou ainda que o IPTU, apesar de ajudar nas obras de Salvador, não é a principal tributação da prefeitura de capital baiana.

"Tem prefeituras que praticam 5%, prefeituras que 7% e prefeituras que praticam no maximo 10%. Historicamente, a gente (prefeitura de Salvador) pratica 7%, ainda mais em um ano que a inflação ficou abaixo do desconto. Nós dependemos do IPTU para tantas obras que a cidade realiza. Não é o nosso principal tributo. Quando você compara o que Salvador arrecada de IPTU com Recife e Fortaleza, a gente arrecada muito menos”, disse.

Em nota encaminhada ao BNews, a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) disse que o percentual de desconto na taxa única "está relacionada ao padrão de receita, que varia de acordo com as demandas de cada município".

"Considerando que a projeção do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado entre dezembro de 2022 e novembro de 2023, utilizado para a correção do tributo para o ano de 2024, foi de 4,68%, quem pagar em cota única terá um ganho de mais de 2% acima do reajuste", diz trecho da nota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp