Política

Adolfo Menezes abre o jogo sobre a presença de "desafeto" em Ministério de Lula; saiba quem

Dinaldo Silva/BNews
Presidente da ALBA, Adolfo Menezes (PSD), recebeu a imprensa para um almoço nesta segunda-feira (12)  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 12/12/2022, às 17h21   Yuri Abreu



O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), abriu o jogo sobre a presença de um "desafeto" na política que pode vir a ocupar um ministério do presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a partir de 2023.

Trata-se do deputado federal, Elmar Nascimento (União), que pode assumir a pasta das Minas e Energia, considerada estrategicamente importante. Porém, pesa contra o congressista o fato de, durante a campanha eleitoral, ele ter chamado Lula de "ex-presidiário" e "condenado" em um comício na cidade de Campo Formoso, de acordo com uma gravação obtida pelo site O Bastidor.

“Se a gente olhar os dois candidatos a presidente da República que estão postos, do lado de lá, que chama de companheiro, só tem condenado ou ex-presidiário. Será que é essa turma que a gente quer de volta para o Brasil?”, questionou ele, na ocasião.

Chama a atenção também, em âmbito estadual, apesar de serem primos, Elmar e Adolfo - ambos nascidos em Campo Formoso (norte da Bahia) -, terem rusgas até na Justiça.

Em setembro, o pessedista entrou com ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) contra o membro do União Brasil acusando-o de irregularidades no município.

A acusação afirma que a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), que tem Elmo Nascimento, irmão de Elmar, como superintendente da empresa pública, vem fazendo perfurações de poço de maneira irregular em período eleitoral. Elmar Nascimento é líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, mesmo partido de ACM Neto.

Naquele mesmo mês, Adolfo afirmou que a estatal estaria sendo vítima de uma "barbárie". “Veja como é o Brasil, olhe o tanto de escândalo na Codevasf. A abrangência era no Vale do São Francisco. O que o Centrão fez? Botaram a abrangência até no Amapá, que é lá do outro lado. Não sabia que fizeram a transposição até o Amapá", afirmou Adolfo, em entrevista à rádio Salvador FM.

Nesta segunda-feira (12), quando recebeu a imprensa para um almoço na Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes falou sobre a possibilidade de ver Elmar Nascimento como Ministro das Minas e Energia de Lula.

"É claro que o presidente Lula se elegeu com uma quantidade menor de deputados que gostaria e, para governar, vai ter de fazer composições com pessoas que trabalharam contrárias a ele. Mas, ele tem habilidade suficiente para escolher o melhor nome para ocupar o Ministério. Eu soube dessa possibilidade [de Elmar virar ministro] através da imprensa e vamos aguardar", afirmou Adolfo Menezes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp