Política

ACM Neto vai comer feijoada com Obama

Imagem ACM Neto vai comer feijoada com Obama
O deputado baiano, líder dos Democratas na Câmara Federal, é um dos convidados  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 18/03/2011, às 13h26   Ivana Braga



Líder dos Democratas na Câmara Federal,o deputado baiano ACM Neto é uma das autoridades convidadas para a feijoada que a presidente Dilma Rousseff (PT) oferece neste sábado (19) ao presidente dos Estados Undos (EUA), Barack Obama, democrata como Neto.  

O deputado vai representar o partido no almoço, que acontece no Itamaraty, em Brasília. Ao que se tem notícia, apenas ele e o governador Jaques Wagner, representarão a Bahia, já que são os únicosa que integram a seleta lista de 200 convidados do Planalto.

No entanto, a iguária típica brasileira deve sofrer uma variação, já  que o presidente americano é vegetariano. Paio, carne bovina, carnede sertão, paio, linguiça calebresa e os demais ingredientes que dãoo sabor característico ao feijão, serão substituídos por produtos verduras e legumes.

 O presidente americano estará no Brasil nos dias 19 e 20, em sua primeira visita ao país desde que assumiu a presidência dos Estado Unidos, em 2009. Esta é a primeira vez que Obama visita a América do Sul.

Obama vem com a mulher  e as duas filhas e terá uma agenda protocolar com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília. Ele também via conhecer uma favela no Rio de Janeiro. Além do Brasil, o presidente dos EUA estará no Chile (22) e El Salvador (23).

No Rio, a expectativa é que Obama visite a favela Chapéu Mangueira e Babilônia. A escolha dessa localidade é uma manifestação do próprio presidente. Nsse morro foi gravado, em 1959, o filme O Orfeu Negro, uma co-produção franco-brasileira dirigida por Marcel Camus a partir de um roteiro do poeta e cantor Vinícius de Morais, um dos inventores da Bossa Nova. O filme teria sido apresentado a Obama por sua mãe, quando ele era jovem e consta citação na sua autobiografia. 

O esquema de segurança ao presidente Barack Obama durante sua permanência no Brasil vai mobilizar 3.500 homens do Exército, Marinha, Polícia Federal e de outras polícias. Em Brasília a segurança será coordenada pelo Exército Brasileiro.

Na operação serão usadas 352 viaturas, 72 motos, seis helicópteros, cinco aeronaves e três lanchas. O major Gomes da Silva, oficial de comunicação do Exército, explicou que cabe ao Brasil a segurança do local e da comitiva do presidente Obama, mas que a segurança pessoal do presidente cabe ao país visitante.

Além de fechar acordos comerciais e ter encontros com empresários, a visita do presidente americano pretende consolidar a sua imagem positiva no maior país da América Latina.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp