Política

Presidente nacional não admite interferência de fora no PCdoB

Imagem Presidente nacional não admite interferência de fora no PCdoB
Renato Rabelo envia recado numa coletiva recheada de mensagens com endereços certos   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 18/06/2012, às 11h30   Luiz Fernando Lima (Twitter: @limaluizf)



A campanha do PCdoB para eleição municipal da capital baiana foi lançada neste domingo (17). O conceito trabalhado pelos comunistas será “Alice é Salvador em primeiro lugar”. A homologação da candidatura, realizada no Centro de Convenções da Bahia, só não elucidou uma questão: quem será o vice de Alice Portugal.

As negociações permanecem. PDT, PSL e PTB estão próximos, mas não há confirmação. Na próxima quarta-feira (20), o presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida senta com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi com intuito de fechar a equação. A única coisa certa é a garantia de “o PCdoB cumpre seus acordos”.

Este foi outro ponto predominante nos discursos dos presidentes nacional do PCdoB, Renato Rabelo, do estadual, Daniel Almeida e da candidata Alice Portugal, durante a entrevista coletiva concedida após a cerimônia fechada de homologação das candidaturas para prefeitura e dos 65 vereadores. Os comunistas fizeram questão de reforçar à lealdade aos acordos.

Não se sabe ao certo se as reiteradas afirmações foram um recado aos petistas que descumpriram acordos, se foi um recado para os mesmo petistas de que a candidatura não significa rompimento ou se as duas hipóteses são verdadeiras. A direção pode ser também para os possíveis aliados que estão na mesa de negociação. O fato é que os discursos foram carregados de recados.

“Se o PCdoB faz um acordo é para valer. O PCdoB nunca deixou de cumprir um acordo. As alianças são sagradas para nós. São fundamentais. Nós não vamos conseguir construir grandes projetos no nosso país fora das nossas alianças. Isto é o que pensa o PCdoB”, afirmou Rabelo.


Em ato continuo emendou. “Não interferimos nas questões internas dos partidos como também pensamos que os partidos não devem interferir nas questões internas do PCdoB”. Este sim um recado claro aos que pensam em pressionar pela o partido a desistir da candidatura no primeiro turno.

O dirigente estadual também se posicionou. De acordo com Almeida, o conselho político composto pelos partidos da base do governador Jaques Wagner tem discutido as eleições nos 35 maiores municípios do estado. Há entendimentos variados neste fórum, tanto para os casos nos quais haverá apenas uma candidatura da base, quanto naqueles que mais de um partido disputará o pleito.

“Nestes municípios nós já definimos apoio a vários candidatos e na maioria deles aos candidatos do PT. Em outros temos entendimentos para receber apoio de outros partidos, inclusive do PT. Entre estes últimos estão Guanambi e Juazeiro. Isto está acertado no conselho político. Esperamos e confiamos que este entendimento seja mantido. Como há sinais de que alguma coisa ainda precisa ser ajustada neste caminho, nós estamos dizendo que é fundamental haver reciprocidade”.

A candidata Alice Portugal compactuou com os correligionários. “Nós do PCdoB sobrevivemos à ditadura porque construímos alianças”.

Fotos: Gilberto Júnior // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp