Política

Presidente do STF convoca reunião com Bolsonaro e deve pedir trégua em ataques

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 12/07/2021, às 17h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, deve pedir nesta segunda-feira (12) que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pare com os ataques a ministros da Corte. As informações são da CNN Brasil.

O ministro chamou o presidente para uma conversa em seu gabinete no STF. A reunião estava marcada para acontecer às 17h. Porém, a assessoria de imprensa do presidente do STF confirmou apenas que Fux chamou para audiência de cortesia para falar da relação entre os poderes.

De acordo com a reportagem, no encontro, Fux pretende pedir a Bolsonaro uma trégua nos ataques contra ministros do STF. O presidente da Corte deve, ainda, defender na conversa que os esforços das instituições sejam direcionados para vacinação em massa da população contra a Covid-19 e em vencer os desafios impostos pela pandemia.

Bolsonaro retomou na semana passada as críticas ao ministro Luís Roberto Barroso, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em entrevista a uma rádio, Bolsonaro acusou Barroso de querer “destruir a nossa democracia” e chamou o magistrado de um “péssimo ministro”.

Em nota, Fux disse, sem mencionar o presidente, que a liberdade de expressão deve conviver com respeito às instituições e que o STF rejeita posicionamentos que extrapolam a crítica construtiva e questionam indevidamente a idoneidade das juízas e dos juízes da Corte.

“O Supremo Tribunal Federal ressalta que a liberdade de expressão, assegurada pela Constituição a qualquer brasileiro, deve conviver com o respeito às instituições e à honra de seus integrantes, como decorrência imediata da harmonia e da independência entre os Poderes”, escreveu Fux na nota divulgada pela assessoria do STF.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp