Política

Solla apresenta projeto para revalidar diplomas e habilitar médicos no combate ao coronavírus

Vagner Souza/Arquivo BNews
O texto obriga o governo a dar inicio imediato a um novo processo de revalidação de diplomas, que deve alcançar seu resultado em menos de 30 dias  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/Arquivo BNews

Publicado em 13/04/2020, às 17h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Jorge Solla (PT) apresentou projeto (PL 1780/20), para revalidar imediatamente diplomas médicos e, com isso, habilitar profissionais no combate ao novo coronavírus.

O texto obriga o governo a dar inicio imediato a um novo processo de revalidação de diplomas, que deve alcançar seu resultado em menos de 30 dias. "Estamos enfrentando uma crise sanitária sem precedentes em decorrência da pandemia de covid-19 com o consequente colapso dos serviços de saúde e com a falta de profissionais não só pela alta demanda, mas principalmente pelo fato de estarem na linha de frente e serem os mais suscetíveis a se infectarem pelo novo coronavírus", argumentou o parlamentar.

"Por outro lado, estima-se que são 15 mil médicos brasileiros que têm formação em universidades no exterior, mas não tiveram a oportunidade de convalidar o seu diploma devido à total paralisação da realização do Exame do Revalida, que teve sua última edição em 2017 não concluída. Estes profissionais se encontram hoje sem poder exercer a Medicina, enquanto o Ministério da Saúde cogita em convocar veterinários, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e até mesmo antecipar a formatura de estudantes de Medicina, de Enfermagem, de Farmácia e Fisioterapia para entrarem imediatamente em ação, no enfrentamento da pandemia", aponta Solla, na justificativa do projeto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp