Política

Corte na UFBA: deputado baiano entra com ação civil pública contra ministro da Educação

Vagner Souza
Jorge Sola questiona justificativa do MEC   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza

Publicado em 02/05/2019, às 19h12   Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal baiano, Jorge Sola (PT) ingressou com uma ação civil pública contra o governo federal e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, devido ao anúncio de corte de verba na Universidade Federal da Bahia (UFBA). O petista afirmou que pretende “barrar o corte pela natureza da justificativa do ministro, mostrando que ela não se baseia em necessidade orçamentária, avaliação séria e objetiva”. 

“Nós entramos com uma ação civil pública contra o governo federal, contra o presidente e o ministro [ da Educação] . Porque não pode um gestor público discriminar qualquer instituição por razões de simpatia ideológica ou tentativa de censurar a opinião pública. Foi o que aconteceu, o ministro disse claramente eu a UFBA e a UNB seriam penalizadas porque tinham permitido atividades políticas, atos, balbúrdia ou coisa do gênero”, disse, fazendo referência à fala de Weintraub sobre o fato de ter eventos políticos e “balbúrdia” na UFBA. 

O parlamentar pontuou também o fato de o ministro desconhecer os índices das instituições. “Ele atropelou inclusive os próprios indicadores do MEC, mostrou desconhecer completamente e, disse que as unidades deviam ter melhorados seu desempenho e foi uma das universidades que mais cresceu nos últimos anos. É a melhor universidade pública do Nordeste, os cursos da saúde estão entre os 400 melhores do mundo”, ressaltou.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp