Política

Assustado, Solidariedade deve afastar tesoureiro baiano ligado à UTC, diz site

Publicado em 16/07/2015, às 13h43   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A revelação das ligações perigosas do tesoureiro nacional do Solidariedade e presidente do partido na Bahia, Luciano Araújo, com pagamento de propina pela construtora UTC a ministro do Tribunal de Contas da União, evidenciada pela Operação Politeia da Polícia Federal, deixou assustado o partido comandado pelo deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força.

Em depoimento à Justiça por acordo de delação premiada, o empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC Engenharia, revelou que a construtora repassou R$ 1 milhão ao escritório do advogado Tiago Cedraz, filho do presidente do TCU, Aroldo Cedraz, e sócio de Luciano Araújo, que é primo do ministro. De acordo com o empreiteiro, o montante solicitado por Tiago Cedraz "foi retirado da sede da UTC por Luciano Araujo". Tiago Cedraz também ocupa cargo de destaque na cúpula do Solidariedade: é secretário de assuntos jurídicos.

Ao 247, um integrante da cúpula do partido afirmou que o Solidariedade deve se reunir na próxima terça-feira, em Brasília. O discurso a ser adotado pela sigla será o de que as denúncias envolvendo seu tesoureiro e seu secretário de Assuntos Jurídicos dizem respeito a fatos anteriores à criação do partido. "O SD só disputou uma eleição. Nenhum julgamento, inquérito ou atitude administrativa ocorreu depois da criação do partido", disse o cacique do SD. A legenda foi oficializada pelo Tribunal Superior Eleitoral no dia 24 de setembro de 2013.

Até a reunião de terça-feira, o partido de Paulinho da Força espera que Luciano Araújo e Tiago Cedraz peçam afastamento de suas funções, até que os fatos envolvendo os dois sejam esclarecidos. Caso isso não ocorra, a tendência é que eles sejam destituídos.

O dirigente do Solidariedade disse também que o fato de seus membros estarem envolvidos com suspeitas de corrupção e tráfico de influência e de terem ligações fortes familiares com o presidente do TCU não vincula a imagem do partido com atos ilícitos. "O SD nasceu e cresceu na oposição na oposição ao governo federal. O partido não tem relação com nenhum tipo de facilidade com o TCU", garantiu.

Leia também: Presidente do SD na Bahia teria servido de 'avião' entre UTC e Cedraz

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp