Política

Unificação de eleições preocupa TSE do ponto de vista da logística

Publicado em 02/06/2015, às 06h26   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Em entrevista ao jornal O Globo, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Tofoli, estima que caso a unificação das eleições como está sendo debatida no Congresso Nacional seja aprovada, poderá gerar uma sobrecarga nos tribunais. 
"No atual sistema eleitoral e com o número de partidos existentes hoje, a projeção que nós fizemos aqui na Justiça eleitoral é que pode se chegar, numa eleição unificada, a 3 milhões de candidaturas. Ou seja, é uma quantidade muito grande de processos, uma concentração de trabalho num único período. É uma preocupação do ponto de vista da logística para a realização das eleições que temos", afirmou. 
Segundo Tofoli, o número de processos pode dar um salto em quantidade, mas que respeita a deliberação vinda do Legislativo Federal. "Para dar um exemplo: nas eleições de 2012, eleições municipais para prefeitos e vereadores, tivemos em torno de 534 mil candidaturas. Isso se traduz em 534 mil processos de registro, 534 mil processos de prestação de contas de campanha, só aí já dá mais de um milhão de processos. Mas respeitamos o Congresso Nacional e aquilo que ele deliberar, vamos ter que dar cabo, a Justiça eleitoral vai dar cabo de cumprir", estimou. 
Diante do fim da reeleição para governador, prefeito e presidente da República já aprovado na Câmara, o ministro diz não concordar com o fim para o último cargo citado. "Quanto ao fim da reeleição para presidente da República, com um mandato de quatro anos, eu penso que traz uma instabilidade política. Porque é um tempo muito curto de mandato para o exercício da presidência da República. Se for para acabar com a reeleição para presidente da República, eu penso que teria que se estabelecer um mandato um pouco maior, de cinco ou seis anos, para se ter uma estabilidade institucional maior", argumentou. 
Publicada no dia 1° de junho de 2015, às 12h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp