Polícia

'O prédio da Polícia Civil está precário", diz coordenador da Coorpin

Imagem 'O prédio da Polícia Civil está precário", diz coordenador da Coorpin
População de Margojipe envia abaixo assinado à prefeitura, governador e vereadores  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 04/11/2011, às 07h43   Caroline Gois


FacebookTwitterWhatsApp

Sem condições de uso. Assim está o prédio provisório da Polícia Civil da cidade de Maragojipe, a 133km de Salvador. "O prédio está realmente precário e por isso transferimos os presos para Santo Amaro", afirma Joaquim José Pereira de Souza, coordenador titular da Coorpin de Santo Amaro, responsável pela delegacia de Maragojipe. 
Segundo o coordenador, as obras do novo departamento estavam paradas e na quarta-feira (2), ele mesmo teria conversado com o prefeito da cidade, Silvio José Santana Santos (PT), sobre a situação. "Esta obra está a cargo da prefeitura de Maragojipe e  ele não me explicou porque as obras estavam paradas. Mas, me garantiu que já tinham sido retomadas", completa Joaquim, que aproveita para ressaltar: " Amanhã mesmo vou lá para conferir estas obras, que segundo o prefeito estarão prontas em 30 dias. E, caso elas não tenham inicado terei que recorrer à Procuradoria".
O coordenador explica que há um ano as obras estão paradas e que o uso do prédio provisório está dificultando as ações da polícia na região. "Quero que este prédio fique pronto logo", completou. Atualmente, cinco policiais e um escrivão atuam em Maragojipe.
Na tentativa de conseguir explicações sobre o porquê no atraso das obras da Delegacia da Civil e da disponibilização de um prédio sem condições de uso  - mesmo que provisório - junto à Prefeitura, o Bocão News não teve êxito. Ao entrar em contato com o gabinete do prefeito fomos informados que Silvio José está viajando e que o celular dele não poderia ser passado. Já em contato com o diretório do partido na capital, também fomos informados que o celular dele não poderia ser diponibilizado para nós.
Diante da situação, a população da cidade  - que já teve seu espaço na mídia esta semana com matéria publicada aqui no Bocão Newssobre o quebra-quebra na Câmara de vereadores - resolveu enviar um abaixo assinado ao governador Jaques Wagner, aos vereadores, ao Ministério Público e ao prefeito, alertando e protestanto contra a situação.
Enquanto não temos resposta do prefeito e vereadores levam tapa na cara durante sessão, ficamos todos sem respostas. Já em Maragojipe, a população assiste tudo sem camarote e sem segurança.
Veja abaixo o abaixo assinado, na íntegra:
"Viemos através deste, solicitar aos Vereadores da Câmara de Maragogipe, ao Prefeito Municipal Silvio José Santana Santos, ao Ministério Público da Bahia Neide Reimão Reis, e ao Governador do Estado da Bahia Jaques Wagner a reforma e ampliação da Delegacia Civil de Maragogipe, que neste momento se encontra em estado precário, devido à uma "possível" reforma que nunca termina, nem tampouco há homens trabalhando na execução da referida obra. 
Atualmente o Departamento da Policia Civil encontra-se em uma casa também em estado precário. A população está indignada com tal fato, e exige urgência, pois o indice de criminalidade cresce a cada dia no município de Maragogipe e regiões circunvizinhas, e não temos sequer, um local para que os policiais possam exercer sua atividade com um mínimo de dignidade, quanto mais prender possíveis marginais. Atualmente, os presos de Maragogipe estão sendo enviados para a COORPIN em Santo Amaro. 
Além da reforma real e ampliação do prédio, exigimos também material físico e humano, para que uma cidade com 42 mil habitantes tenha um pouco mais de segurança. Exigimos também, do Prefeito Municipal e da Câmara de Vereadores de Maragogipe, a aceleração da criação do Estatuto da Guarda Municipal, e as devidas estruturas e treinamentos para os mesmos, no intuito de ajudar aos policiais civis e militares na segurança de toda a população. 
Estamos certos de que Vossas Excelências saberão reconhecer esta necessidade e agir com diligência neste sentido. 
Os signatários".  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp