Polícia

Operação Águia de Haia: Carlos Ubaldino e prefeitos são denunciados pelo MPF

Publicado em 05/09/2016, às 15h19   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra envolvidos em fraudes investigadas na Operação Águia de Haia, nesta segunda-feira (5). Dentre eles estão o deputado estadual Carlos Ubaldino (PSD) e os prefeito de Nova Soure, José Arivaldo Ferreira Soares, e o prefeito de Ruy Barbosa, José Bonifácio Marques Dourado, por crimes de fraudes em licitação, desvio de recursos públicos e corrupção.

Caso a denúncia seja recebida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), eles responderão por crimes licitatórios, desvio de recursos públicos e corrupção. Foi denunciado ainda o líder do núcleo empresarial da organização criminosa, o empresário Kells Belarmino.

A Águia de Haia investiga desde o ano passado o esquema de fraudes em licitações liderado pelo empresário Kells Bellarmino Mendes. Segundo a PF, o grupo desviava recursos públicos federais do Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). 

De acordo com o MPF, há suspeitas de que os denunciados tenham desviado quase R$ 1,5 milhão em Nova Soure. Segundo investigações conduzidas pelo órgão, Kells Belarmino simulou no município licitação com concorrência entre as empresas Prescon Informática Assessoria Ltda. e Ktech – Key Technology Gestão e Comércio de Software Ltda.

O deputado Carlos Ubaldino é apontado por José Arivaldo e pela secretária como intermediador do contrato entre as empresas e o município.

Matéria relacionada:

Dono da KTech doou mais de R$ 20 mil para deputado Carlos Ubaldino

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp