BNews Nordeste

Servidores públicos são afastados do Detran por fraudes em exames da CNH

Polícia Civil/Divulgação
Além de servidores, despachantes e atravessadores também são investigados  |   Bnews - Divulgação Polícia Civil/Divulgação

Publicado em 22/09/2023, às 10h58   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Civil está nas ruas, na manhã desta sexta-feira (22), onde cumpre 13 mandados de busca. Durante o andamento da missão, a corporação do estado do Rio Grande do Norte afastou das funções públicas seis servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) suspeitos de fraude nos exames para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Um dos alvos dos mandados de busca e apreensão foi um policial militar. Ele chegou a ser preso em flagrante, após ter sido encontrado com uma arma de fogo sem registro, porém pagou fiança arbitrada pelo delegado responsável, segundo a polícia.

Os 13 mandados de busca e apreensão determinados pela Justiça foram executados contra servidores do órgão, despachantes e atravessadores. Ainda conforme a corporação, os investigados vão poder responder por crimes como corrupção passiva, corrupção ativa e inserção de dados falsos em sistemas da administração pública.

A Justiça também decretou o afastamento de seis examinadores e a restrição de acesso às imediações do Detran de mais cinco pessoas pelo risco de realizarem mais crimes. Toda a operação, conduzida pelo Departamento de Combate a Corrupção e Lavagem de Dinheiro, recebeu o nome de Habilis Facilis. 

Nesse sentido, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Natal, Parnamirim, Vera Cruz e Macaíba, no Rio Grande do Norte; além de Nova Iguaçu (RJ) e Rio de Janeiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp