Meio Ambiente

BNews ESG: Diretor executivo da ABAF revela importância de parceria com Governo do Estado

Reprodução / Vídeo
Diretor executivo da ABAF comentou planos de expansão com novo projeto  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Vídeo

Publicado em 12/04/2024, às 15h03   Rafael Albuquerque e Natane Ramos


FacebookTwitterWhatsApp

A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) realizou uma almoço nesta sexta-feira (12) para comemorar os seus 20 anos, e contou com a presença de várias autoridades, para discussões sobre a economia e o meio ambiente.

Durante o evento, Wilson Andrade, o diretor executivo da ABAF, falou com exclusividade para a reportagem do BNews sobre a importância da colaboração do Governo do Estado para novos projetos que pretendem ampliar a area de produção do Estado."É uma parceria de alto nível com o Governo do Estado, que visa ampliar a área de produção madeireira no nosso estado, para atender a demanda local que hoje é atendida por outros estados brasileiros", iniciou.

O diretor explicou a pretensão do projeto. "Nós somos muito bem posicionados na produção de celulose, chegamos a 15% da produção brasileira, mas nós precisamos ainda importar madeira serrada, madeira para móveis ou MDF e outros produtos. Para isso, esse plano vai resolver. Outra preocupação, outro objetivo deste plano é a integração do pequeno-médio produtor na cadeia produtiva que já acontece a nível de 20% e a gente quer chegar a 50%", declarou.

"Acho que vamos ter sucesso. As presenças hoje neste almoço mostram o apoio do governo do estado", relatou.

Wilson Andrade reforçou a importância e participação do poder público. "Nã se faz nada sem os regulamentos, sem cumprir os regulamentos, as leis e normas do processo, isso nós estamos preparados para ver. Nós vamos precisar de logísticas adicionais, nós vamos precisar de mais estradas de ferro e isso cabe a secretaria de infraestrutural, tanto do Governo Federal quanto do Estadual. Nós vamos precisar de um processo de licenciamento ambiental cuidadoso, sério, exigente, porque o setor florestal tem vantagens ambientais que facilitam esse processo de liberação dos investimento", informou.

"Nós temos a preocupação na atração de novos investimentos para a Bahia, e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico cuida com muita competência dessa área", refletiu o diretor da ABAF.

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp